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Este estudo trata sobre os caminhos que perfazem os encaminhamentos escolares de crianças com suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) aos serviços de saúde no município de São Pedro da Serra/RS. A discussão relaciona-se também à medicalização infantil atrelada ao debate do desenvolvimento humano, a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Como objetivo geral, este trabalho prevê investigar indicadores, compreensões e práticas de professoras e psicólogas sobre os encaminhamentos e acompanhamento de crianças com suspeita de TDAH no munícipio de São Pedro da Serra. O debate proposto apoia-se em referências teóricos como Meira (2012), Marsíglia (2011), Santana e Gonçalves (2019), entre outros. Metodologicamente, este é um estudo qualitativo de natureza descritiva, que contou com a realização de questionários, elaborados para duas psicólogas (uma escolar e a outra clínica) e uma entrevista semiestruturada, para duas professoras da rede municipal do município de São Pedro da Serra/RS. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que a medicalização e visão apenas biológica das crianças possui uma centralidade muito grande nas compreensões sobre o TDAH. Conclui-se que os encaminhamentos das crianças com suspeita de TDAH da escola aos serviços de saúde envolve vários elementos, desde as concepções docentes, dos profissionais da saúde, bem como direção, pais/familiares e das próprias crianças. E, que embora pareça um processo burocrático ele demonstra as bases que sustentam e orientam as práticas com os sujeitos envolvidos. |
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