Abstract:
|
O presente estudo tem por temática a Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia de COVID-19. O objetivo principal do estudo foi compreender a Educação de Jovens e Adultos na pandemia, a partir do olhar dos sujeitos. Este estudo teve como base teórica os diálogos estabelecidos com autores que problematizam essa temática, tais como Paulo Freire (1981), Miguel Arroyo (2017), Álvaro Vieira Pinto (1982), Boaventura de Souza Santos (2020). Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória. O universo foi uma Escola de Ensino Fundamental Municipal de Bento Gonçalves/RS que oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA). A amostra foi composta por três pessoas, sendo elas a vice-diretora, uma professora e um aluno da EJA. O instrumento de coleta utilizado foi a entrevista semiestruturada que seguiu tópicos norteadores e a análise de dados se deu por meio de categorias mistas. Os resultados evidenciaram que o período pandêmico reforçou ainda mais o isolamento e a exclusão que os sujeitos da EJA já sofrem, tornando-os mais invisíveis no contexto atual e proporciona uma naturalização do fracasso no processo de aprendizagem e do abandono escolar. Além do mais, ocorre uma dualidade que transita entre trabalhar ou estudar, maximizando o processo neoliberal meritocrático e excludente, que acaba fazendo parte do cotidiano dos alunos. Portanto, por mais que a EJA esteja regulamentada na legislação, nota-se uma fragmentação e invisibilidade desta no sistema de ensino, não conseguindo, assim, solucionar o problema de marginalização e descriminalização dos indivíduos. |