Abstract:
|
A educação não formal acontece em espaços como projetos sociais, instituições, grupos e outros que designam campo próprio de atuação e reflexão. É um tema em ascensão e de atuação na Pedagogia, que busca a formação integral para a vida em coletividade. O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância e o significado de um espaço de educação não formal na formação dos adolescentes participantes, os quais frequentam o projeto em seu último ano. Tendo como foco da pesquisa, identificar e compreender o significado do Centro Educativo Crescer para os adolescentes, assim como, a contribuição deste espaço na formação de cada um além de investigar a relevância dos educadores no desenvolvimento individual. A metodologia de pesquisa adotada foi a de grupo de foco, realizado com cinco participantes do Centro Educativo Crescer. Os dados foram analisados qualitativamente, considerando as reflexões de autores como Gohn (2014), Simson et al (2001) e Libâneo (2005). A educação não formal necessita ser muito debatida ainda e a formação inicial e continuada de professores precisa estar mais atenta a este campo de atuação e seus desdobramentos. A partir deste estudo, foi possível compreender que o Centro Educativo Crescer apresenta grande significado na vida dos participantes, em especial, pela relação de cuidado construída entre educadores e participantes e pelas aprendizagens proporcionadas através das inteligências múltiplas desenvolvidas nas oficinas. |