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Motivos do microempreendedorismo em Alvorada-RS

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Title: Motivos do microempreendedorismo em Alvorada-RS
Author: Bastos, Deivid Augusto Dias
Abstract: A pesquisa buscou compreender alguns microempreendedores no município de Alvorada, localizado no estado Rio Grande do Sul, evidenciando se as iniciativas empreendedoras se dão por necessidade exclusiva de subsistência familiar, por visão de oportunidade de ascensão social ou outros motivos específicos de cada caso em sua individualidade. Utilizou- se uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da pesquisa de campo. Para isso, foram feitas entrevistas abertas com dez empreendedores dos principais bairros do município, selecionados por conveniência, que demonstraram que um dos principais fatores que leva ao empreendimento em determinadas áreas é a facilidade de acesso ao conhecimento. Ainda que o estudo possa não representar quantitativamente a realidade do município em sua totalidade, acredita-se que o perfil dos empreendedores, bem como os motivos que levam ao microempreendedorismo, reflete um cenário padrão e recorrente em Alvorada. Observou-se que os empreendedores locais são em sua grande maioria apostadores de negócios, pois não há um planejamento anterior acerca daquilo que se pretende fazer, o que resulta na não formalização dos negócios. Constatou-se que o estímulo da maioria no grupo é em decorrência da necessidade e que a grande maioria não deseja retornar à atividade com vínculo empregatício, mantendo a preferência de seguir como microempreendedores. É perceptível que a maioria dos microempreendedores obtiveram o retorno financeiro esperado de seus negócios, inclusive com perspectiva de crescimento. Contudo, evidencia-se a falta de fomento e incentivo municipal ao empreendedorismo e inovação e o não direcionamento de políticas públicas voltadas para a necessidade real dos microempreendedores com o objetivo de reverter a realidade do município quanto aos motivos que levam ao surgimento de novos empreendedores. Incentivar a qualificação e inovação é uma opção viável de se fomentar o empreendedorismo por oportunidade em vez de necessidade. É necessário que se dê conhecimento e ferramentas para que a inovação ocorra e transforme a sociedade, caso contrário corre-se o risco de se continuar com um mercado estagnado e propenso a um declínio social.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1139
Date: 2020


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