Abstract:
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As micros e pequenas empresas ocupam mais de 98% do total de empresas do país, e os
principais motivos de sua queda são a ausência de estratégias de gestão e de marketing. Em
um mercado cada vez mais competitivo, são pertinentes trabalhos que busquem entender
como essas empresas podem se sustentar e crescer, buscando objetivos e ações que as façam
se destacar no mercado. A noção de estratégia competitiva de Porter fundamenta a ideia de
que é preciso um posicionamento para uma empresa se manter no mercado. Este trabalho tem
como objetivo criar um mapa estratégico que atenda a realidade de uma pequena empresa da
área de comunicação. Neste contexto, o objeto deste trabalho será a Agência MCS, que tem
experiência no mercado de comunicação para pequenas empresas e profissionais liberais e se
reposicionou no mercado focando seus esforços na prestação de serviços na área da saúde
com o nome Agência MCS | MED. Com colaboração com os sócios da empresa foi atualizado
os norteadores e criado um Mapa Estratégico a partir da ferramenta Balanced Scorecard,
criado por Kaplan e Norton. |