Abstract:
|
O presente estudo busca analisar o fluxo de entrada e saída de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura no IFRS – Campus Ibirubá durante a pandemia da COVID-19. Em busca da rotatividade acadêmica, coletou-se na Plataforma Nilo Peçanha indicadores que descrevem o número de alunos ingressantes, o número de matrículas realizadas, o número de alunos que concluem o curso e o número de alunos que evadem durante o ano letivo. Para uma análise mais específica separou- se os dados em seus respectivos anos e através da montagem de gráficos pode-se fazer observações pertinentes a cada cenário. Devido ao tempo limitado para execução de um trabalho mais aprofundado, não foram analisadas as potenciais causas da evasão dos alunos, mas sabe-se das inúmeras dificuldades que podem ter influenciado os estudantes na desistência do curso. Dentre essas dificuldades vivenciadas pode-se citar, algumas mais evidenciadas com a pandemia, como a carência ao acesso à internet de qualidade, a falta de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, a falta de autonomia de estudo, as dificuldades de compreensão e manuseio das plataformas virtuais utilizadas para as aulas e além disso, a adaptação aos ambientes físicos de estudo que na maioria das vezes foram improvisados. Acredita-se que a pandemia tenha influenciado no declínio do ingresso de estudantes no curso, porém esta não é a única causa. Vê-se no país ao longo dos anos a desvalorização dos profissionais da educação, o que tem efeito negativo no incentivo a formação de novos profissionais. |