Abstract:
|
O propósito deste estudo foi conduzir uma análise detalhada, utilizando referências bibliográficas como base, a fim de constatar a influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Buscou-se descrever a importância de uma aprendizagem que respeite as variedades linguísticas e questões sociais, pertinentes à esfera educacional, de modo a preparar o estudante para a vida, de maneira sólida e eficiente. Além disso, visou-se analisar a interferência do linguajar científico na explicação e compreensão de habilidades necessárias às diversas faixas etárias, que por vezes, se mostra complexo e distante do idioma usual dos estudantes. Situação esta, que pode ocasionar defasagens educacionais, especificamente na área da Matemática e suas Tecnologias. O presente artigo traz reflexões acerca das metodologias utilizadas no processo de ensino e conhecimentos com relação às etapas e formas de aprendizagem, aspirando propostas acadêmicas mais adequadas, estimulantes e preparatórias para a continuidade dos estudos matemáticos. Enfim, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar que dentro de suas funções e incumbências, uma educação que oferta o aprimoramento do idioma oficial e científico, em conjunto com uma linguagem adaptada à realidade e individualidades de cada turma, garante resultados melhores no processo de ensino e aprendizagem. |