Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos

Show full item record

Title: A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos
Author: Fioreze, Patrícia
Abstract: O propósito deste estudo foi conduzir uma análise detalhada, utilizando referências bibliográficas como base, a fim de constatar a influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Buscou-se descrever a importância de uma aprendizagem que respeite as variedades linguísticas e questões sociais, pertinentes à esfera educacional, de modo a preparar o estudante para a vida, de maneira sólida e eficiente. Além disso, visou-se analisar a interferência do linguajar científico na explicação e compreensão de habilidades necessárias às diversas faixas etárias, que por vezes, se mostra complexo e distante do idioma usual dos estudantes. Situação esta, que pode ocasionar defasagens educacionais, especificamente na área da Matemática e suas Tecnologias. O presente artigo traz reflexões acerca das metodologias utilizadas no processo de ensino e conhecimentos com relação às etapas e formas de aprendizagem, aspirando propostas acadêmicas mais adequadas, estimulantes e preparatórias para a continuidade dos estudos matemáticos. Enfim, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar que dentro de suas funções e incumbências, uma educação que oferta o aprimoramento do idioma oficial e científico, em conjunto com uma linguagem adaptada à realidade e individualidades de cada turma, garante resultados melhores no processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1253
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891253.pdf 555.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account