Abstract:
|
Este estudo aborda a implementação de um projeto de investimento como estratégia para desenvolver habilidades financeiras em estudantes do Ensino Médio. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários no início e no final do projeto para avaliar o impacto nas percepções e conhecimentos dos alunos em relação a conceitos financeiros. O projeto envolveu a aplicação prática de matemática financeira em cenários fictícios, como investir na bolsa de valores e abrir negócios. Os resultados revelaram uma evolução significativa no entendimento dos alunos, destacando a importância da integração da matemática na Educação Financeira. A análise comparativa e qualitativa dos questionários revelou mudanças positivas nas atitudes e na compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros. Os resultados indicam que o ensino prático da matemática contribui para uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos financeiros, ressaltando a importância contínua de adaptar as abordagens pedagógicas para atender às necessidades da sociedade atual que possibilitem aos alunos desenvolverem habilidades para encontrarem soluções viáveis para os desafios do seu cotidiano. |