dc.contributor.advisor |
Winch, Paula Gaida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Elicker, Letice |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-08-12T23:07:36Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-08-12T23:07:36Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1308 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como tema central a educação atual tendo como alvo a autonomia do sujeito.
Aborda-se a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e nas
relações professor-aluno, apontando para o fato de que quando o professor decide ocupar um
cargo de autoridade, ele se torna um líder, designando a sala de aula como um importante
espaço de convivência, no exercício da liberdade e da autonomia. Propõe-se uma reflexão
sobre a interação em sala de aula, onde o professor se torna o principal mediador desta ação,
propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a autonomia do
aluno na aprendizagem pode melhorar o convívio dele com o professor, permitindo um
relacionamento estabelecido na amizade e respeito, desenvolvendo assim o seu próprio
progresso físico, psíquico, espiritual e moral. Metodologicamente, ampara-se em uma Revisão
Sistemática da Literatura (RSL), tendo um recorte temporal dos últimos 10 anos (a partir de
2013). Foram selecionados 4 artigos, sendo feita a leitura e a análise. A partir da análise,
concluímos que a melhor estratégia para alcançar a autonomia do sujeito é buscar por
metodologias que foquem no sujeito como protagonista no seu processo de aprendizagem,
desenvolvendo sua autonomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article focuses on current Education considering the development of autonomous
students. It deals with the importance of Active Methodologies in the teaching and learning
process and with the relation between teacher and student, indicating that when the teacher
decides to take a place of authority, he becomes a leader, turning the classroom into a relevant
living space, to act with freedom and autonomy. It is proposed to reflect upon the interactions
inside the classroom, where the teacher becomes the main mediator of the teaching practice,
demonstrating that the autonomy assigned to the student can improve the relation among
students and teacher, cultivating friendship and mutual respect, developing, in this way, their
own moral, spiritual, psychological and physical progress. In relation to methodology, a Systematic Literature Review was done, considering the publications in the last 10 years
(from 2013). There were selected 4 articles, which were read and analyzed. From this
analysis, it was concluded that the best strategy to reach student’s autonomy is to search for
methodologies that focus on the students as protagonists in their learning process, developing
their autonomy. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação docente |
pt_BR |
dc.title |
Educação tendo como alvo a autonomia do sujeito |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino, Linguagens e Suas Tecnologias |
pt_BR |