Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gestão estratégica e desenvolvimento de experiências enoturísticas em vinícolas familiares

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cislaghi, Tatiane Pellin pt_BR
dc.contributor.advisor Tonini, Hernanda pt_BR
dc.contributor.author Foresti, Alana pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-13T13:30:07Z
dc.date.available 2024-08-13T13:30:07Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1310
dc.description.abstract A Gestão Estratégica tem como foco o desenvolvimento das empresas por meio de estratégias que melhorem a sua competitividade. Para isso, utilizam-se ferramentas estratégicas que auxiliam na análise e percepção dos ambientes interno e externo de uma organização, facilitando o entendimento e a percepção da empresa perante o seu mercado de atuação. No âmbito de agroindústrias familiares, as estratégias diferem das empresas não familiares, por se tratar de empreendimentos presididos por agricultores familiares, com menor produção e beneficiamento de matéria-prima oriunda da mão-de-obra familiar. Um exemplo importante dessas empresas familiares são as agroindústrias, como as vinícolas familiares, objeto central desta pesquisa. Desta forma, o presente trabalho visa resolver a seguinte problemática: (i) como adaptar as ferramentas disponíveis da Gestão Estratégica para as pequenas empresas como as vinícolas familiares? (ii) como, por meio do uso de ferramentas estratégias, se pode possibilitar que as vinícolas familiares se mantenham competitivas em seu mercado de atuação?; e, (iii) como, de maneira empírica, aplicar as ferramentas estratégicas no contexto das pequenas empresas (vinícolas) familiares? Portanto, o estudo tem como objetivo desenvolver um Framework para análise estratégica e de competitividade por meio de ferramentas de Gestão Estratégica, adaptado às particularidades das empresas familiares. As ferramentas estratégicas auxiliam na vantagem competitiva da organização e na melhor tomada de decisão em diversos pontos da Gestão Estratégica. Sendo assim, como delineamento realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, por meio de uma metodologia dedutiva. A pesquisa deste estudo foi dividida em cinco fases com vistas a explorar ferramentas de Gestão Estratégica e experiências enoturísticas com foco nas vinícolas familiares. A partir desta análise, na vinícola foco deste estudo – Vinhos Foresti – localizada em Pinto Bandeira – RS, observou-se o enoturismo como principal oportunidade de melhoria e, a partir do Design de Experiência, foram sugeridas duas atividades a serem implementadas na propriedade através do estudo dos recursos e disponibilidade da empresa. Assim, têm-se como artefatos deste estudo o design das experiências e um artigo científico elaborado a partir desta pesquisa. O estudo avança na literatura de Gestão Estratégia e Turismo em agroindústrias familiares (vinícolas), e apresenta como principais contribuições teóricas e empíricas a proposição do Framework para análise estratégica e competitiva em empresas familiares, bem como as proposições de experiências turísticas. Também busca contribuir para o setor de agroindústrias familiares por meio da apresentação de um estudo de caso na prática, ressaltando aos gestores a importância da utilização de ferramentas estratégicas e do planejamento para o sucesso e alcance das metas organizacionais. pt_BR
dc.description.abstract Strategic Management focuses on the development of companies through strategies that improve their competitiveness. To this end, strategic tools are used to assist in the analysis and perception of an organization's internal and external environments, facilitating the understanding and perception of the company in relation to its market. In the context of family agribusinesses, strategies differ from non-family companies, as they are enterprises run by family farmers, with less production and processing of raw materials originating from family labor. An important example of these family businesses are agribusinesses, such as family wineries, the central object of this research. In this way, the present work aims to solve the following problem: (i) how to adapt the available Strategic Management tools to small companies such as family wineries? (ii) how, through the use of strategic tools, can family wineries remain competitive in their market?; and, (iii) how, empirically, to apply strategic tools in the context of small family businesses (wineries)? Therefore, the study aims to develop a Framework for strategic and competitive analysis through Strategic Management tools, adapted to the particularities of family businesses. Strategic tools assist in the organization's competitive advantage and better decision-making at various points in Strategic Management. Therefore, as a design, qualitative research was carried out, of an exploratory, descriptive and explanatory nature, using a deductive methodology. The research in this study was divided into five phases with a view to exploring Strategic Management tools and wine tourism experiences with a focus on family wineries. From this analysis, at the winery that is the focus of this study – Vinhos Foresti – located in Pinto Bandeira – RS, wine tourism was observed as the main opportunity for improvement and, based on Experience Design, two activities were suggested to be implemented on the property through the study of the company's resources and availability. Thus, the artifacts of this study are the design of the experiments and a scientific article prepared from this research. The study advances the literature on Strategy and Tourism Management in family agro-industries (wineries), and presents as its main theoretical and empirical contributions the proposition of the Framework for strategic and competitive analysis in family businesses, as well as the propositions of tourist experiences. It also seeks to contribute to the family agribusiness sector by presenting a case study in practice, highlighting to managers the importance of using strategic tools and planning for success and achieving organizational goals. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Viticultura pt_BR
dc.subject Enoturismo pt_BR
dc.title Gestão estratégica e desenvolvimento de experiências enoturísticas em vinícolas familiares pt_BR
dc.type Dissertação de Mestrado pt_BR
dcterms.rights Open Access en
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789/1310.pdf 31.57Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account