dc.contributor.advisor |
Silva, Celson Roberto Canto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Datsch, Dassuen Tzanovitch |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-21T15:10:42Z |
|
dc.date.available |
2024-08-21T15:10:42Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1350 |
|
dc.description.abstract |
A proposição da presente Trilha Interpretativa Virtual (TIV) advém da constatação que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental (EA) desenvolvida em Unidades de Conservação (UCs) do Rio Grande do Sul ainda é incipiente e pouco interativa. Compreendendo as inúmeras potencialidades e possibilidades que uma abordagem inovadora em EA para UCs, baseada em TICs interativas, apresenta, a TIV aqui proposta possui como objetivo principal ser uma ferramenta didática atrativa que auxilie na sensibilização e apropriação das questões ambientais das UCs de forma mais ampla, buscando aproveitar as inúmeras possibilidades que as tecnologias digitais oferecem. Neste trabalho, a TIV reproduz a Trilha Interpretativa da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, UC situada no bairro Lami, no extremo sul do município de Porto Alegre, RS. Trata-se de uma hipermídia interativa, baseada na associação de textos, imagens, vídeos e sons coletados nos pontos interpretativos da trilha, simulando a visitação à mesma. Projetada para ser um recurso de apoio em EA, a TIV não tem como objetivo ser uma alternativa à visitação presencial da trilha, devendo ser utilizada nas escolas num contexto que envolva dinâmicas de sensibilização, concentração, investigação e reflexão sobre as questões da UC. O presente trabalho apresenta também uma metodologia que possibilite a replicação da proposta em outras UCs. |
en_US |
dc.description.abstract |
The proposition of this Virtual Interpretative Trail (VIT) comes from the observation that the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Environmental Education (EE) developed in Protected Areas (PAs) in Rio Grande do Sul is still incipient and not very interactive. Understanding the innumerable potentialities and possibilities that an innovative approach in EE for PAs, based on interactive ICTs, presents, the VIT proposed here has as main objective to be an attractive didactic tool that helps in the awareness and appropriation of the environmental issues of PAs in a broader way, seeking to take advantage of the countless possibilities that digital technologies offer. In this work, the VIT reproduces the Interpretative Trail of the Biological Reserve of Lami José Lutzenberger, PA located in Lami, at the extreme south of the municipality of Porto Alegre. It is an interactive hypermedia, based on the association of texts, images, videos and sounds collected at the interpretative points of the trail, simulating the visitation to it. Designed to be an EE support resource, the VIT is not intended to be an alternative to in-person visitation of the trail, but should be used in schools in a context that involves dynamics of awareness, concentration, research and reflection on PA issues. The present work also presents a methodology that makes it possible to replicate the proposal in other PAs. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
en_US |
dc.subject |
Unidades de conservação |
en_US |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação |
en_US |
dc.subject |
Trilhas interpretativas |
en_US |
dc.title |
Trilha Interpretativa Virtual da Reserva Biológica do Lami José Lutzemberger: uma alternativa didática inovadora em educação ambiental para unidades de conservação |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |