Abstract:
|
à Saúde Bucal, trazendo diversas colocações implícitas e explícitas. A inserção do tema Saúde Bucal se revela como uma demanda particular de cada professor, dependendo de sua intencionalidade e de seu conhecimento sobre o tema. A pesquisa no E-mec encontrou 22 IES com oferta de cursos presenciais na área, no RS, sendo quatro deles Licenciatura em Ciências da Natureza e 18 de Licenciatura em Ciências Biológicas destas IES, apenas cinco possuíam PPCs disponíveis nos seus sites institucionais, os quais foram analisados. A análise das das matrizes dos cursos estudados revelou-se limitada e levou ao estudo dos PPCs de cursos, o qual mostrou que não há menção direta ao termo “saúde bucal”. Concluiu-se que há poucos resultados nos documentos orientadores e nos PPCs sobre o assunto, o que demonstra uma fragilidade no que diz respeito à inserção da temática Saúde Bucal no ensino de Ciências e na formação inicial dos professores da área. Ao final, uma sugestão de abordagem foi produzida demonstrando conteúdos desta área que podem ser trabalhados imbricados à temática de Saúde Bucal no ensino de Ciências, de Biologia e de Química. |