dc.description.abstract |
A formação continuada configura-se em um processo permanente e complementar à formação inicial, levando em conta que mudanças tecnológicas e conceituais, inerentes a qualquer área de conhecimento, ocorrem ao longo do tempo, o que necessita um aprofundamento de conhecimentos, sobretudo para docentes das Ciências da Natureza. Nesse sentido, o presente estudo apresenta reflexões acerca da formação continuada para professores, tendo como objeto de análise profissionais em regência de classe que, ao longo de sua trajetória, assumem diferentes papéis enquanto sujeitos em permanente aprendizado. Tendo como ponto de partida a oferta de um curso de formação continuada voltada para a organização de uma coleção didática de paleontologia e sua utilização na Educação Básica, o objetivo deste trabalho foi analisar como a formação continuada configura-se como um espaço de construção de saberes e como este aprendizado dialoga com a sala de aula, mediante a observação de propostas didáticas e os métodos utilizados pelos professores prevendo a abordagem de temáticas abordadas durante o curso. Partindo-se de uma pesquisa de natureza aplicada e qualitativa cujos dados foram obtidos em momentos diversos e de formas distintas (questionários, entrevistas, instrumentos avaliativos), procurou-se responder o seguinte questionamento: de que maneira a formação continuada contribui para a carreira profissional? Os resultados demonstram que o curso proporcionou momentos para atualização, capacitação,discussão e reflexões sobre a prática docente, reafirmando a importância da formação continuada de professores. Com relação à temática Paleontologia, os resultados validaram a importância da sua abordagem na Educação Básica,relacionando-a principalmente com os conteúdos de evolução Biológica e diversidade de vida no Planeta. O uso das coleções didáticas, por sua vez, mostrou-se pertinente ao ensino de ciências no Ensino Fundamental, sobretudo por despertar o interesse dos alunos e as potencialidades pedagógicas que surgem a partir de sua utilização. |
en_US |