dc.contributor.advisor |
Zucolotto, Andréia Modrzejewski |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Quevedo, Lúcia Maria de Araujo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-08-21T17:23:46Z |
|
dc.date.available |
2024-08-21T17:23:46Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1355 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho foi investigar qual a contribuição da produção/adaptação/utilização dos materiais didáticos alternativos para a experimentação na formação docente. Utilizando-se da análise de entrevistas semiestruturadas, pesquisou-se de que maneira os licenciandos envolvidos em situações de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito das atividades experimentais oportunizadas pelo PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e nas práticas de ensino do curso de Licenciatura em Ciência da Natureza fizeram uso de materiais alternativos durante a sua trajetória formativa. Investigou-se quais foram suas percepções ao se utilizar desses, suas vantagens e desvantagens, potencialidades e limites vivenciados, bem como, o que acrescentou à sua formação docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e o corpus de análise foi construído a partir das transcrições das entrevistas com os discentes. Para a interpretação dos dados utilizou-se como aporte teórico ATD - Análise Textual Discursiva. Dos resultados emergiram quatro categorias que descrevem os resultados encontrados: “sensibilização promovida pelos primeiros contatos com o ambiente escolar”; “licenciandos como investigadores na produção de materiais didáticos e em experimentos adaptados”; “o repensar dos licenciandos acerca de suas concepções de atividade experimental” e; “contribuição para formação docente e perspectivas na prática docente”. Estas apontaram para contribuições significativas à formação docente no que se referem ao desenvolvimento de um sujeito investigativo, reflexivo, criativo, responsável e crítico, permitindo que os licenciandos desenvolvessem autonomia a fim de se tornarem ativos frente a situações complexas, criando condições para a construção de sua identidade docente. |
en_US |
dc.description.abstract |
The focus of this paper was to investigate the contributions of production, adaptation and use of
alternative didactic materials on Science experiments on teacher‟s training. Analyzing semistructured interviews, it was researched how undergraduate students of Natural Sciences Teaching degree who are already involved with teaching-learning experiences, including the
development of experimental activities provided by Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID) and by the teaching practices realized during their course, used alternative materials throughout their formation. Their perspectives when using these materials were investigated, as well as the vantages or disadvantages, limits and potentials noticed when using alternative materials and how it influenced on their teacher‟s training. This research has a qualitative character and its corpus of analysis was built from transcriptions of interviews with the undergraduate students and to analyze this data the method of Textual-Discursive Analysis
(TDA) was used. From the results, four categories emerged to describe the data found: “awareness promoted by first contacts with scholar environment”; “undergraduate students of Natural Sciences Teaching degree as researchers to produce didactic materials and in experimental activities”; “the rethink process of these students about their conceptions of experimental activities” and; “main contributions to their teacher‟s training and perspectives
concerning their teaching practices”. These four categories pointed out relevant contributions to teacher‟s training regard to the development of an investigative, thoughtful, creative, responsible and critic subject, allowing the undergraduate students of Natural Sciences Teaching degree to
develop autonomy and become active towards complex situations and be able to create conditions to build their teachers identity. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
en_US |
dc.subject |
Biologia |
en_US |
dc.subject |
Química |
en_US |
dc.subject |
Ciências da vida |
en_US |
dc.subject |
Professores |
en_US |
dc.subject |
Material didático |
en_US |
dc.subject |
Brinquedos educativos |
en_US |
dc.title |
Produção de materiais didáticos antelativos para a experimentação: potencial de materiais didáticos alternativos para a experimentação potencial, limites e usos na trajetória formativa dos licenciados em Ciências da Natureza do IFRS Porto Alegre |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |