Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Sala verde de Alvorada: desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lisboa, Cassiano Pamplona pt_BR
dc.contributor.author Pio, Gabrielli da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-21T17:51:30Z
dc.date.available 2024-08-21T17:51:30Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1357
dc.description.abstract As Salas Verdes são espaços destinados a ofertar atividades de educação ambiental. Esses espaços fazem parte do Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente que, por intermédio do Departamento de Educação Ambiental, iniciou a implantação das salas no país em 2003. As Salas Verdes oferecem atividades de educação ambiental para escolas e grupos da sociedade em geral. A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Alvorada possui um espaço de Sala Verde responsável por oferecer formações de educação ambiental aos docentes e alunos da rede pública municipal, além de servir como biblioteca pública e telecentro abertos à comunidade. O enfoque desse estudo foi conhecer o Projeto Salas Verdes desde a sua criação, resgatando a história do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rockenbach por intermédio das memórias dos fundadores, verificando a práxis da equipe que atua nas escolas municipais de Alvorada e procurando nos procedimentos adotados elementos que favoreçam uma formação crítica e a promoção da cidadania. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o modelo de pesquisador participante, no formato observador participante, bem como em seus métodos de observação, análise documental e direcionamento ético das ações. O acompanhamento das ações e a coleta de dados ocorreu durante oito meses. Os registros das ações foram efetuados por intermédio de diário de campo e os dados construídos foram entrecruzados às informações das entrevistas semiestruturadas, sendo todo material avaliado à luz do referencial teórico. Como resultados da investigação tem-se que as atividades oferecidas atualmente pela Sala Verde de Alvorada, apesar dos esforços da equipe de trabalho e das inúmeras ações efetuadas, ainda apresentam limites no que se refere à formação crítica voltada ao exercício da cidadania. Entre os principais desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais se destacam: a descontinuidade no desenvolvimento do trabalho ofertado nesses espaços dada pela rotatividade de servidores e pela alternância de projetos políticos-partidários; a predominância de uma visão de educação ambiental conservacionista entre os responsáveis pelas ações. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação en_US
dc.subject Ciências da vida en_US
dc.subject Professores en_US
dc.subject Meio ambiente en_US
dc.subject Educação ambiental en_US
dc.subject Salas verdes en_US
dc.title Sala verde de Alvorada: desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891357.pdf 1.493Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account