Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Desafios da formação docente: contribuições do Pibid IFRS para o fazer docente em diferentes contextos de atuação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duro, Mariana Lima pt_BR
dc.contributor.advisor Matos, Anderson Hakenhoar de pt_BR
dc.contributor.advisor Morais, Caroline de pt_BR
dc.contributor.advisor Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de pt_BR
dc.contributor.advisor Antunes, Márjore pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-29T13:40:26Z
dc.date.available 2024-08-29T13:40:26Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1412 pt_BR
dc.description.abstract Esta obra, "Desafios da formação docente: contribuições do Pibid IFRS para o fazer docente em diferentes contextos de atuação", contempla o relato de alguns dos desafios vivenciados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos anos de 2022 a 2024, em sua atuação docente. Para isso, este livro está dividido em seis seções, separadas por textos que traduzem os diferentes contextos de atuação do Pibid no IFRS (seção 1), o fazer docente na educação infantil (seção 2), ο fazer docente na educação básica (seção 3), o fazer docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) (seção 4), o fazer docente em ações inclusivas (seção 5) e a formação docente na perspectiva das coordenações (seção 6). Tais relatos dizem respeito aos dezoito meses de vigência deste programa no IFRS. Assim, esta obra discute alguns dos desafios vivenciados pelos agentes do Pibid no IFRS durante o período de 2022 a 2024 nos contextos em que ocorreram. E são nesses espaços adversos em que o ensino e a aprendizagem acontecem que professores e alunos tiveram que criar, recriar, adaptar e refletir sobre suas práticas e buscar recursos para superar os desafios. Observa-se que estas experiências relatadas ultrapassam os limites deste livro e do próprio Programa, refletindo nas práticas de formação docente dos cursos de licenciatura, denunciando os desafios impostos pela realidade da educação básica do Rio Grande do Sul. Dessa forma, muito mais que uma coletânea de textos que relatam alguns dos desafios vivenciados pelos participantes do Pibid do IFRS, em sua atuação docente, esta obra e seus autores apresentam reflexões sobre a educação gaúcha e sua diversidade contextual, o que torna essa leitura necessária e impactante no âmbito das licenciaturas. pt_BR
dc.description.sponsorship Edital Proppi 23/2023 de Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Professores - Formação pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Desafios da formação docente: contribuições do Pibid IFRS para o fazer docente em diferentes contextos de atuação pt_BR
dc.type Livro pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891412.pdf 8.268Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account