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O uso de jogos como instrumento para abordar determinados conceitos aplicados em sala de aula pode contribuir para um ensino mais dinâmico, facilitando a aprendizagem discente, com vistas a um melhor entendimento, aproximação e compreensão dos conteúdos expostos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma abordagem didática em forma de jogo, simulando uma linha de produção de veículos, que serviu como um método para abordar e estudar conceitos na área de gestão da produção, mais especificamente o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições. Os materiais utilizados para desenvolver o jogo, foram compostos de embalagens plásticas pós-consumidas de um estabelecimento comercial, no município de Monte Belo do Sul-RS. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, buscou descrever o processo como um todo e classificada como Design Science Research. As simulações foram realizadas e aplicadas pela autora deste estudo, visto que a pandemia impossibilitou a aplicação em grupo em sala de aula. Como resultados concluiu-se que, a mudança da sequência de operações do processo de montagem dos veículos e os tamanhos de lotes das peças que compõem cada veículo, em cada simulação, alterou em consequência o tempo de montagem. Dessa forma, constatou-se que a Simulação 1, em relação às Simulações 2 e 3, mostrou-se mais viável no que diz respeito às intenções de diminuir o lead time total de montagem, enquanto suposto gargalo de produção. Além disso, o jogo didático permitiu obter uma visão sistêmica do processo e entendimento dos principais aspectos teóricos dos conceitos abordados. |
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