Abstract:
|
A produção de frangos de corte no Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial, ocupando o primeiro lugar no ranking dos países exportadores e o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo. O Rio Grande do Sul, ocupa grande destaque nas exportações de carne de frango, sendo o terceiro maior exportador e representando cerca de 16% da exportação total do Brasil. Com um mercado em grande crescimento e inúmeros concorrentes, é importante utilizar estratégias e ferramentas para que a empresa se destaque no mercado. Este estudo teve como objetivo geral realizar uma análise estratégica, visando auxiliar a valorização e o crescimento da organização perante ao mercado em que atua. Como metodologia para esse estudo foram utilizadas a ferramenta de análise da Matriz BCG (Boston Consulting Group), que classifica os principais produtos de acordo com o seu potencial e uma investigação com o Ciclo de Vida do Produto, que mapeia o comportamento do produto em relação ao mercado de atuação. Ambos os métodos acompanham aspectos sobre os produtos e precisam ser constantemente utilizados para as estratégias de venda das organizações. Como resultado, observa-se que a junção da Matriz BCG e o Ciclo de Vida do Produto pode auxiliar na gestão do portfólio, resultando em análises que auxiliam na tomada de decisão da organização e também da importância do planejamento estratégico como base para as decisões organizacionais. Além disso, as ferramentas estratégias contribuem para que a empresa enxergue suas carências, buscando maior eficiência e eficácia nos processos organizacionais. |