Abstract:
|
Muitas empresas têm o interesse de se tornarem internacionalizadas como forma de aumentar a sua competitividade diante dos concorrentes. Contudo, existem alguns passos a serem seguidos para que se constitua uma caminhada de sucesso. Diante disso, o presente trabalho, resulta de um estudo de caso em uma empresa do setor de cabos elétricos com especificações e aplicações personalizadas, com a proposta de estruturar um departamento de exportação na mesma. Através de uma base teórica, são apresentados dados e informações para as empresas que desejam trabalhar com o mercado externo, enfatizando como fundamental a criação de um departamento voltado a este mercado. Como método, a pesquisa utiliza a estratégia de um estudo de caso único com informações qualitativas, de forma que esclareça os motivos e benefícios da criação de um departamento de exportação na organização pesquisada. Os resultados contribuem de forma positiva demonstrando a relevância para as organizações em relação à internacionalização, a estruturação de um departamento específico para essa atuação e possíveis melhorias a empresas que já atuam no comércio exterior. |