Abstract:
|
A viticultura brasileira tem destaque dentro do cenário econômico do agronegócio brasileiro, sendo uma das culturas mais produzidas no Brasil. As uvas de mesa para consumo in natura tornaram-se o maior produto de comercialização, principalmente pelo abastecimento nos períodos de entre safra gaúcho. O objetivo deste trabalho foi verificar as tendências de comercialização de uvas de mesa pela empresa Zanon hortifrutigranjeiros Ltda. As informações de comercialização da empresa foram baseadas nos dados da empresa e da observação ao longo do tempo de existência. Em 2016 a empresa Zanon comercializava as uvas oriundas de países vizinhos como o Chile, principalmente da variedade Red Globe. No entanto, os dados de 2023 apontam alteração da região de produção e origem da uva de mesa mais comercializada pela empresa Zanon no mercado gaúcho, em 2016 a “Rainha Itália” era produzida na Serra Gaucha e em 2023, produzida principalmente na região do Submédio do São Francisco, em Petrolina (PE). Segundo dados da empresa, ao longo dos últimos anos, percebe-se uma mudança significativa no mercado consumidor brasileiro, aumentando o consumo de uvas de mesa produzidas na região do Submédio do São Francisco, em Petrolina (PE) pelo consumidor gaúcho. Este fato deve-se principalmente a grande oferta dessas uvas, a alta qualidade das mesmas e a periodicidade constante dessas frutas no mercado, inclusive na entressafra da produção gaúcha, que acontece de abril a novembro. Além disso, outra tendência de mercado observada são as uvas sem sementes, mais procuradas nos atacados e varejos de frutas. |