Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Eficiência da última milha no contexto do e-commerce: a percepção de consumidores sobre a compra online

Show simple item record

dc.contributor.advisor Brand, Fabiane Cristina pt_BR
dc.contributor.author Thums, Suelen Tonin pt_BR
dc.date.accessioned 2024-10-17T20:36:53Z pt_BR
dc.date.available 2024-10-17T20:36:53Z pt_BR
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1644 pt_BR
dc.description.abstract O avanço tecnológico e o acesso à internet tornaram a aquisição de produtos e serviços, por meio do comércio eletrônico, uma tendência, ampliada pela Pandemia da Covid-19, em 2020. As vendas online no Brasil tiveram um notável crescimento, impulsionando a economia. O estudo proposto busca entender, através de seus objetivos principal e específicos, a percepção de consumidores que costumam adquirir produtos via e-commerce, investigando como as compras são realizadas, por que o e-commerce é escolhido, quais os benefícios percebidos e se as entregas ao cliente final são consideradas eficientes. A justificativa para este estudo decorre das mudanças nos hábitos de consumo, com o comércio eletrônico tornando-se uma alternativa significativa, especialmente durante e após a pandemia, além da necessidade de entender melhor a experiência dos consumidores quanto à Logística de entrega de última milha. O estudo foi conduzido por uma pesquisa quantitativa exploratória, com a utilização de um questionário encaminhado via e-mail para dois Campi do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul). Os resultados identificaram uma boa adesão a esse formato de compra na região da Serra Gaúcha, e um alto grau de satisfação dos consumidores. Preço, praticidade e comodidade foram citados como fatores diretamente ligados à preferência pela compra virtual, porém, há necessidade de melhorias a serem realizadas em alguns processos para garantir maior eficiência e satisfação dos clientes, principalmente em relação à entrega de mercadorias e atendimento de pós- venda. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject Logística de última milha pt_BR
dc.title Eficiência da última milha no contexto do e-commerce: a percepção de consumidores sobre a compra online pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Logística pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891644.pdf 770.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account