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Estudo de geometria e mecanismo de direção em reboque com rodas dianteira direcionais

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Title: Estudo de geometria e mecanismo de direção em reboque com rodas dianteira direcionais
Author: Guedes, Marcelo Anderson
Abstract: A necessidade de melhorar a eficiência para vários setores produtivos no atual contexto da economia mundial é um desafio para os profissionais envolvidos nas mais diversas áreas de trabalho, e no setor agrícola isso também é uma realidade. O Brasil por se tratar de um país que tem boa parte de sua produção em função do cultivo do solo, possui uma grande demanda na questão relacionada a mecanização rural, e com essa necessidade de melhorar a produção e produtividade, também se vê equipamentos cada vez maiores a fim de auxiliar esse nicho de mercado a suprir sua demanda. Com equipamentos cada vez maiores requerem condições de manobrabilidade mais eficazes, principalmente porque muitos equipamentos agrícolas funcionam no sistema de semirreboque, ou seja, possuem apenas um eixo e transferem parte de sua carga para o veículo trator que o reboca, com o aumento no porte de tais máquinas acabam tendo que passar a trabalhar no sistema de reboque, isto é possuem dois eixos sendo um direcional e não transfere carga para o veículo trator. A tecnologia de sistemas de direção em reboques é algo já conhecido em veículos, mas que mesmo assim tem campo para ser explorada no intuito de reduzir desgastes de pneus e falhas em componentes de equipamentos. Este trabalho apresenta o estudo de utilização de mecanismo de direção em reboques com rodas dianteiras direcionais, para este tipo de sistema é comum encontrar no mercado brasileiro problemas de manobrabilidade, desgaste de pneus e falhas em componentes utilizados em implementos que trabalham no sistema de reboque. O estudo apresenta o levantamento de bibliografias, as quais contêm conceitos teóricos sobre mecanismos e geometria de direção. Em função do levantamento realizado, foi possível entender os mecanismos de direção e realizar o desenvolvimento de uma proposta de mecanismo direcional, esta proposta possibilita a manobrabilidade de forma que os componentes de engate do reboque não venham a sofrer danos, eliminando esforços indesejáveis, com isso, inclusive reduzindo o consumo de combustível para realização do trabalho.The need to improve efficiency for various productive sectors in the current context of the world economy is a challenge for professionals involved in the most diverse areas of work, and in the agricultural sector this is also a reality. Brazil, because it is a country that has a good part of its production due to the cultivation of the soil, has a great demand in the matter related to rural mechanization, and with this need to improve production and productivity, equipment is also increasingly seen. larger in order to help this niche market to meet its demand. With increasingly larger equipment, more efficient maneuvering conditions are required, mainly because many agricultural equipment works in the semi-trailer system, that is, they have only one axle and transfer part of their load to the tractor vehicle that tows it, with an increase in the size of such machines end up having to work in the towing system, that is, they have two axles, one being directional and do not transfer load to the tractor vehicle. The technology of steering systems in trailers is something already known in vehicles, but that still has field to be explored in order to reduce tire wear and failures in equipment components. This work presents the study of the use of steering mechanism in trailers with directional front wheels, for this type of system it is common to find maneuverability problems, tire wear and failures in components used in implements that work in the towing system in the Brazilian market. The study presents the survey of bibliographies, which contain theoretical concepts about mechanisms and steering geometry. Due to the survey carried out, it was possible to understand the steering mechanisms and carry out the development of a proposal for a directional mechanism, this proposal enables maneuverability so that the trailer hitch components do not suffer damage, eliminating undesirable efforts, with this , including reducing fuel consumption to carry out the work.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1671
Date: 2022


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