dc.contributor.advisor |
Nicchelle, Keila Marina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Freitas, Evelise Campos de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-18T20:03:41Z |
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dc.date.available |
2024-11-18T20:03:41Z |
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dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1738 |
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dc.description.abstract |
Atualmente, inovar é uma condição essencial no mercado de moda a fim de que as
empresas se diferenciem da concorrência e atinjam posicionamento estratégico inovador.
Diante desse cenário, o Design apresenta-se como um sistema de conhecimento
multidisciplinar que amplia o projeto para um nível de gestão e planejamento estratégico na
organização, com foco na inovação do seu modelo de negócios, por sua vez, relacionada a
inovação das suas ofertas. Nesse contexto, uma importante estratégia de inovação pelo
Design consiste na inovação de significados, relacionada a proposição de um sistema de
valores que compreende a linguagem emocional e simbólica atribuída aos produtos, inovando,
assim, a imagem da marca no mercado. Em vista disso, a presente pesquisa tem como
objetivo refletir sobre a oferta de produtos com novos significados como estratégia de
inovação da marca SENS.O. A metodologia utilizada compreendeu a realização de Pesquisa
Bibliográfica e Estudo de Caso, a fim de possibilitar a compreensão sobre o tema e a análise
das estratégias de inovação adotadas pela marca. Por fim, os resultados mostram que a
SENS.O adota diversas estratégias de inovação, dentre elas, a inovação de significados de
produto, o que se reflete em uma identidade de marca inovadora. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Currently, innovating is an essential condition in the fashion market in order for
companies to differentiate themselves from the competition and achieve innovative strategic
positioning. Given this scenario, the Design presents itself as a system of multidisciplinary
knowledge that expands the project to a level of management and strategic planning in the
organization, focusing on the innovation of its business model, in turn, related to the innovation
of its offerings. In this context, an important innovation strategy by Design consists in the
innovation of meanings, related to the proposition of a value system that comprises the
emotional and symbolic language attributed to the products, thus innovating the brand image
in the market. In view of this, this research aims to reflect on the offer of products with new
meanings as an innovation strategy for the SENS.O. brand. The methodology used comprised
Bibliographic Research and Case Study, in order to enable the understanding of the theme
and the analysis of innovation strategies adopted by the brand. In conclusion, the results show
that SENS.O uses several innovation strategies, among them, the innovation of product
meanings, which is reflected in an innovative brand identity. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Moda |
pt_BR |
dc.title |
Design e inovação de significados de produto: o caso da marca Sens.O |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Design de Moda |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Erechim |
pt_BR |