Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Curso de formação profissional : indústria 4.0 e suas perspectivas

Show simple item record

dc.contributor.author Bernardes, André Benheker pt_BR
dc.contributor.author Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.date.accessioned 2024-11-18T21:02:19Z
dc.date.available 2024-11-18T21:02:19Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-5950-184-7 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1745 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo trata da temática Indústria 4.0 (I4.0) e da sua reflexão em cursos técnicos. Inserido na Linha de Pesquisa de “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), questionou-se: quais são os efeitos da indústria 4.0 no mundo do trabalho, conforme a percepção dos egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica Mesquita, de Porto Alegre/Rio Grande do Sul?. O objetivo desta pesquisa é compreender os sentidos atribuídos pelos Egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica José César de Mesquita, em Porto Alegre, a respeito da I4.0, com a finalidade de propor um produto educacional que contribua para a formação humana integral da classe trabalhadora. Classifica-se como aplicada, de abordagem qualitativa e fundamenta-se teórico-metodologicamente na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), sendo que a produção dos dados ocorreu a partir da pesquisa bibliográfica e de campo. Teve como lócus a Escola Técnica José César de Mesquita e seu universo, que abrange 2.635 egressos dos Cursos Técnicos em Mecânica Industrial, Eletrônica e Automação Industrial, desde o ano de 2014 até 2022. Assim, para a produção dos dados realizou-se a análise documental dos Projetos Pedagógico de Cursos (PPCs) dos Cursos Técnicos em Mecânica, Automação Industrial e Eletrônica, da Escola Técnica José César de Mesquita e aplicou-se uma entrevista semi-estruturada pautada em um roteiro de 17 perguntas a 24 egressos. A partir da AMS constatou-se compreensão dos avanços tecnológicos associados à I4.0 e da necessidade de qualificação para entendimento do tema. Contudo, as perspectivas não indicaram consideração explícita dos aspectos opostos desses avanços, como o conceito do trabalho morto, da precarização do emprego e das possíveis consequências adversas que a I4.0 pode acarretar. Em decorrência das análises, desenvolveu-se um produto educacional, em formato de curso de formação profissional, para os estudantes da Educação Profissional. O curso foi elaborado na plataforma Moodle e também sob o formato de apostila e está dividido em três módulos, acrescido da apresentação. Trata-se de um curso que tem por finalidade fomentar a reflexão sobre o tema I4.0 em relação à Tecnologia, Trabalho e Educação, de modo a contribuir para que o trabalho pedagógico realizado permita à formação humana integral da classe trabalhadora. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.title Curso de formação profissional : indústria 4.0 e suas perspectivas pt_BR
dc.type Livro pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891745.pdf 7.733Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account