dc.description.abstract |
O ensino superior abrange alunos de todas as idades e a procura por um curso
superior tem aumentado significativamente. Isto se dá pelo fato do mercado de
trabalho exigir uma qualificação profissional. Além desse fato, é perceptível, também,
que muitos alunos iniciam o curso superior com uma certa defasagem em conceitos
básicos, neste trabalho o foco estará nos conceitos matemáticos básicos. A partir
disso, para este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as principais
dificuldades dos alunos, quais suas causas tanto para os próprios alunos quanto para
as Instituições de Ensino Superior (IES) e quais as iniciativas realizadas para a
redução destes problemas. Através desta revisão, então, chegou-se ao objetivo deste
trabalho que é verificar se o Projeto de Ensino de Nivelamento em Matemática é uma
alternativa para ajudar a diminuir as dificuldades dos alunos em conceitos
matemáticos básicos e, com isso, diminuir, também, as lacunas existentes entre o
aprendizado do ensino médio e do ensino superior. Para que fosse atingido o objetivo,
foram realizadas aplicações de questionários, aos alunos e professores do ensino
superior e uma análise dos dados coletados durante a aplicação do Projeto de Ensino
de Nivelamento em Matemática, o qual foi ofertado aos alunos dos quatro cursos
superiores, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica e Matemática,
do próprio IFRS – Campus Ibirubá, no início do ano de 2020. Após todas as análises,
conclui-se que o Nivelamento Matemático contribui para a melhoria do desempenho
e do aprendizado dos alunos em relação a matemática, e assim aumenta a qualidade
do ensino superior, tanto para os professores quanto para os próprios alunos. |
pt_BR |