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Este estudo buscou analisar traços e características do pensamento
polarizado dos gaúchos em empresas familiares de grande porte no Rio Grande do Sul, abrangendo cinco áreas de diferentes regiões. Posto isso, buscamos verificar se essa característica poderia ou não impactar no desempenho das empresas. Com uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com questionário semiestruturado. As entrevistas foram feitas presencialmente e n.p., gravadas e transcritas com a autorização dos participantes. Para garantir a diversidade e autenticidade dos dados, foram entrevistados diretores e gestores de empresas de diferentes segmentos e regiões. A pesquisa também utilizou fontes secundárias, como artigos, livros e dados históricos, para complementar o entendimento do contexto e temas abordados. Os principais resultados revelaram pontos comuns e divergentes entre as empresas familiares. Parte delas reconhece essa polarização como um traço colaborativo que define os gaúchos como sujeitos de posicionamentos firmes e aguerridos. Foi identificado que, a maioria dos entrevistados não vê o pensamento polarizado como algo negativo ou que impacte nos negócios. Porém, de acordo com os mesmos entrevistados a questão da "grenalização" das coisas e o bairrismo são características comuns que afetam o desempenho empresarial. A polarização política também pode estar criando um ambiente desfavorável para o desempenho das empresas. Vale destacar que os questionamentos feitos no estudo convidaram as empresas a refletir melhor sobre o tema. |
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