Title: | Barreiras para a prática de atividades físicas por estudantes do ensino médio no campus Restinga |
Author: | Silva, Gabriel Fontenele da |
Abstract: |
O tema escolhido para ser desenvolvido na pesquisa foi barreiras para a prática de atividades físicas por estudantes do ensino médio no Campus Restinga, pois o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Restinga tem a maior parte das suas turmas relacionada ao ensino médio. A pesquisa tem como objetivos identificar as principais barreiras percebidas pelos estudantes para a prática de atividades físicas e investigar se existem diferenças em relação a isso entre os gêneros masculino e feminino. A ferramenta escolhida para identificar as principais barreiras foi um questionário adaptado,o qual foi aplicado com 75 estudantes do ensino médio durante o período das aulas, sendo esses com idade entre 14 a 18 anos, e divididos em 23 meninas e 52 meninos. Pelo questionário, foram levantadas possíveis barreiras percebidas pelos estudantes,sendo as mais citadas para o gênero feminino: cansaço físico; indisponibilidade de material; estrutura física; enquanto que, para o gênero masculino, foi falta de tempo; falta de interesse e prefere fazer outra atividade. Os resultados obtidos pela pesquisa foram satisfatórios, comprovando que ambos os gêneros identificaram as principais barreiras percebidas e que há diferenças entre eles. Assim, percebe-se que os gestores da área de gestão desportiva e lazer poderiam contribuir com ações e programas de conscientização voltadas para a prática de atividade física dentro Campus Restinga. The theme developed in this research was barriers to the practice of physical activities by high school students at Campus Restinga. That is because the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Campus Restinga has most of its classes of physical practice related to high school education. This research aims to identify the main barriers perceived by students to practice physical activities and to investigate if there are differences concerning the masculine and feminine genders. The tool chosen to identify the main barriers was an adapted questionnaire, which was applied with 75 high school students during the class period, being those aged between 14 and 18 years and divided into 23 girls and 52 boys. Through the questionnaire, possible barriers perceived by students were raised, and the most cited for the female gender were: physical fatigue; unavailability of material; physical structure. Whereas, for the masculine gender, the main barriers mentioned were lack of time; lack of interest and preference to do other activity. The results obtained by this research were satisfactory, proving that both genders identified the main perceived barriers and that there are differences between the genders. According to this study, it is possible to suggest that managers of the sports and leisure management area could contribute with actions and awareness programs aimed at the practice of physical activity at Campus Restinga. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1807 |
Date: | 2016 |
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1234567891807.pdf | 988.7Kb |
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