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Percepção da efetividade das ações de marketing de clubes de futebol do interior do Rio Grande do Sul: um estudo de caso sobre o clube esportivo lajeadense

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dc.contributor.advisor Melo, Mauro Maisonave de pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Rodrigo Dutra pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-11T19:36:37Z
dc.date.available 2024-12-11T19:36:37Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1815 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta um estudo sobre marketing esportivo nos clubes do interior do Rio Grande do Sul, Estado que tem como característica a preferência dos torcedores e da imprensa pelos clubes da Capital (Grêmio e Internacional). A pesquisa visa identificar as ações de marketing esportivo adotadas por clubes do interior, e de que maneira conseguem fidelizar a comunidade local. Foi realizado um estudo de caso do Clube Esportivo Lajeadense, o clube foi destaque no cenário do futebol gaúcho nos últimos anos. Para a realização do estudo foram coletadas informações com o dirigente, através de questionário aberto e com os torcedores do clube através de questionário semiaberto, em uma abordagem qualitativa identificando a percepção dos torcedores sobre as ações de marketing esportivo do clube e comparando-as com as percepções do dirigente. Foi possível verificar que a maioria dos torcedores reconhece o Programa Sócio-Torcedor como a campanha mais visível, o sorteio de rifas e galetos também foi lembrado. No entanto, as ações adotadas não são suficientes para o crescimento do público no estádio, e a marca do clube não é considerada forte pelos torcedores, que em sua maioria avalia como ruim o marketing esportivo do Lajeadense.. Ainda assim, uma das empresas patrocinadoras conseguiu se destacar das demais na pesquisa com o torcedor e também sua marca cresceu dentro do Estado. O trabalho também apresenta ações de marketing que podem servir de modelo para que o clube possa aprimorar suas estratégias de marketing. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Esportes pt_BR
dc.title Percepção da efetividade das ações de marketing de clubes de futebol do interior do Rio Grande do Sul: um estudo de caso sobre o clube esportivo lajeadense pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date pt_BR
dc.degree.local Restinga, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer pt_BR
dc.degree.department Campus Restinga pt_BR


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