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O presente trabalho apresenta um estudo sobre marketing esportivo nos clubes do interior do Rio Grande do Sul, Estado que tem como característica a preferência dos torcedores e da imprensa pelos clubes da Capital (Grêmio e Internacional). A pesquisa visa identificar as ações de marketing esportivo adotadas por clubes do interior, e de que maneira conseguem
fidelizar a comunidade local. Foi realizado um estudo de caso do Clube Esportivo Lajeadense, o clube foi destaque no cenário do futebol gaúcho nos últimos anos. Para a realização do estudo foram coletadas informações com o dirigente, através de questionário aberto e com os torcedores do clube através de questionário semiaberto, em uma abordagem qualitativa identificando a percepção dos torcedores sobre as ações de marketing esportivo do clube e comparando-as com as percepções do dirigente. Foi possível verificar que a maioria dos torcedores reconhece o Programa Sócio-Torcedor como a campanha mais visível, o sorteio de rifas e galetos também foi lembrado. No entanto, as ações adotadas não são suficientes para o crescimento do público no estádio, e a marca do clube não é considerada forte pelos torcedores, que em sua maioria avalia como ruim o marketing esportivo do Lajeadense.. Ainda assim, uma das empresas patrocinadoras conseguiu se destacar das demais na pesquisa com o torcedor e também sua marca cresceu dentro do Estado. O trabalho também apresenta ações de marketing que podem servir de modelo para que o clube possa aprimorar suas estratégias de marketing. |
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