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Desenvolvimento de sistema para intervenções baseadas em tecnologia para autismo

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dc.contributor.advisor Franco, Márcia Häfele Islabão pt_BR
dc.contributor.advisor Okuyama, Fabio Yoshimitsu pt_BR
dc.contributor.author Chimura, Willian pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-12T14:34:21Z
dc.date.available 2024-12-12T14:34:21Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1848
dc.description.abstract O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por socialização e padrões comportamentais atípicos, além de estar associado a uma série de peculiaridades de aprendizagem. Apesar de políticas públicas que garantem a inclusão de educandos autistas nas diversas esferas sociais, tem sido desafiador para o sistema educacional conseguir incluí-los efetivamente. Entende-se que para o sucesso da inclusão, a disseminação e adoção de práticas baseadas em evidências científicas é um dos fatores de maior importância. Diante deste cenário, nota-se um crescente interesse em se desenvolver tecnologias especializadas para auxiliar no processo de ensino desses educandos. Tendo isso em vista, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma tecnologia voltada para intervenções para autismo, incorporando os conceitos de práticas baseadas em evidências já estabelecidas na literatura. A metodologia se fundamentou na Design Science Research Methodology e o referencial teórico se apoia principalmente na Análise do Comportamento Aplicada, uma vez que há ampla quantidade de estudos que demonstram que as práticas baseadas nesta ciência podem contribuir para diversos desfechos entre essa população. Mais especificamente, foi desenvolvido um sistema composto por três componentes: a) planilha Web; b) arquivos multimídia e; c) aplicativo para dispositivos móveis. Conceitos e estratégias baseadas na ABA, como o ensino por tentativas discretas, reforçamento diferencial, equivalência de estímulos e aprendizagem sem erros serviram de base para a implementação de suas funcionalidades. A validação do produto foi conduzida por meio de consulta com profissionais especializados, e posteriormente avaliado por meio da condução de intervenções baseadas nele. Intervenções foram conduzidas para quatro participantes autistas de perfis distintos, seguindo a lógica de delineamentos experimentais de sujeito único quando aplicável. Foram elegidos estímulos-alvo de ensino relevantes para cada caso. Os dados coletados foram analisados a fim de atestar a efetividade da tecnologia, sugerindo que o artefato contribuiu para trazer benefício para 3 dos 4 participantes. Desafios encontrados durante o processo de desenvolvimento e ao longo da condução das intervenções também são discutidos. en_US
dc.description.abstract Autism is a neurodevelopmental disorder marked by atypical socialization and behavioral patterns, and also associated with a series of learning peculiarities. Despite public policies that ensure the inclusion of autistic students in various social spheres, it has been challenging for the educational system to effectively include them. It is understood that for successful inclusion, the dissemination and adoption of practices based on scientific evidence is one of the most important factors. Given this scenario, there is a growing interest in developing specialized technologies to assist in the teaching process of these students. With this in mind, the present research aims to develop a technology to assist autism interventions, incorporating concepts of well-established evidence-based practices. The employed research methods follow those proposed by Design Science Research Methodology and its theoretical framework relies mainly on Applied Behavior Analysis, since there is a substantial amount of studies demonstrating that practices based on this science can contribute to various outcomes among this population. Specifically, a system consisting of three elements was developed: a) web spreadsheet; b) media files and; c) mobile application. Core ABA concepts and strategies were employed to guide its development, such as discrete-trial teaching, differential reinforcement, stimulus equivalence and errorless teaching. The developed product was validated through consultation with specialized professionals, and subsequently evaluated through interventions based on it. Interventions were conducted for four autistic participants with different profiles, following the logic of single-subject experimental designs when applicable. Relevant target-stimuli were selected for each participant. The collected data was analyzed in order to assert the technology’s effectiveness, which suggests that benefits were achieved for 3 of the 4 participants. Challenges encountered during the development process and the employed interventions are also discussed. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Informática na educação en_US
dc.subject Autismo en_US
dc.subject Tecnologia educacional en_US
dc.subject Educação inclusiva en_US
dc.title Desenvolvimento de sistema para intervenções baseadas em tecnologia para autismo en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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