dc.contributor.advisor |
Foschiera, Rogério |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zanonatto, Maria Beatriz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-17T22:40:47Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-17T22:40:47Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/275 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente monografia refere-se a uma pesquisa bibliográfica que busca refletir e questionar sobre práticas alternativas a serem desenvolvidas no ambiente escolar e não escolar, que venham a favorecer a formação cidadã do estudante e investigar qual a contribuição da espiritualidade, como meio de transformação da sociedade a partir da ética e o papel da gestão democrática no que se refere a mudança de paradigmas que propiciem a implantação de práticas que venham a contribuir na formação do ser. Desenvolver práticas que desperte nas pessoas a importância da espiritualidade não como religiosidade, mas como uma forma de desenvolver valores humanos universais, e a busca da harmonia consigo mesmo e com o outro, a conexão com os seres vivos e com o meio ambiente, como requisitos básicos para a educação integral do ser humano e como formas de solucionar os conflitos e a agressividade. Na presente pesquisa são apresentadas ideias sobre espiritualidade, religião, autoconhecimento, princípios e valores e sugestões de aplicabilidade não só em ambientes escolares como empresas em ambientes que envolvem o trabalho coletivo, a fim de desenvolver habilidades de convivência com base nos quatro pilares da educação e no resgate de valores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph refers to a bibliographical research that seeks to reflect and question about alternative practices to be developed in the school and non-school environment, which will favor the student's citizen education and investigate the contribution of spirituality as a means of transforming the Society based on ethics and the role of democratic management in what concerns the change of paradigms that propitiate the implantation of practices that contribute to the formation of the being. Develop practices that awaken in people the importance of spirituality not as religiosity, but as a way of developing universal human values, and the pursuit of harmony with oneself and with others, the connection with living beings and with the environment, as requirements Basic principles for the integral education of the human being and as ways of resolving conflicts and aggression. In the present research are presented ideas about spirituality, religion, self-knowledge, principles and values and suggestions of applicability not only in school environments as companies in environments that involve the collective work, in order to develop coexistence skills based on the four pillars of education and In the redemption of values. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
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dc.subject |
Educação - Aspectos morais e éticos |
pt_BR |
dc.subject |
Espiritualidade |
pt_BR |
dc.title |
Espiritualidade como meio de transformação humana e social |
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dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
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dc.degree.level |
Especialização |
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dc.degree.date |
2016 |
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dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
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dc.degree.department |
Campus Feliz |
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dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
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