dc.contributor.advisor |
Antich, Andréia Veridiana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lermen, Cláudia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-18T23:16:58Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-18T23:16:58Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/277 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa buscou entender o regimento escolar como uma ferramenta de pesquisa e embasamento para as práticas docentes na educação infantil. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo que o referencial teórico que estabeleceu as reflexões sobre a Educação Infantil e o regimento escolar foi fundamentado nos seguintes autores: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998), Fochi (2013), Gomes e Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) e Wolf (2007). A pesquisa possibilitou entender o documento, num processo e numa construção democrática coletiva. Compreendendo também a sua relevância para e a organização administrativa e pedagógica da escola. Para, além disso, apresentou o regimento escolar como uma estrutura que operacionaliza e fundamenta as reais necessidades do cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research sought to understand the school regiment as a research tool and basis for teaching practices in early childhood education. The work was characterized as a qualitative bibliographical research, and the theoretical reference that established the reflections on Early Childhood Education and the school regiment was based on the following authors: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998),Fochi (2013), Gomes and Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) and Wolf (2007). The research made it possible to understand the document, in a process and in a collective democratic construction. Understanding also its relevance to and the administrative and pedagogical organization of the school. In addition, he presented the school regiment as a structure that operationalizes and substantiates the real needs of everyday school. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia escolar |
pt_BR |
dc.title |
Regimento escolar: possibilidade de construção coletiva na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2017 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |