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Este trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria. |
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