dc.contributor.advisor |
Petró, Vanessa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Seidel, Sabrina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-22T00:21:07Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-22T00:21:07Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/283 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção das gestoras escolares das Escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí a respeito do papel da autonomia e do reconhecimento no envolvimento dos profissionais da educação nas atividades propostas pela escola. Buscando conhecer as narrativas das gestoras, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, o método exploratório e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com todas as profissionais que ocupavam esse cargo na Educação Infantil no município analisado, no ano de 2016. A importância de ouvir os profissionais e reconhecer o bom trabalho realizado foi destacada em todos os discursos, além da necessidade de construir a autonomia no ambiente de trabalho. Contudo, é notória a dificuldade para colocar em prática a autonomia, principalmente no que diz respeito a regras estabelecidas nos contratos e que precisam ser cumpridas, segundo as gestoras. O conceito da autonomia outorgada foi identificado nas regras estabelecidas como horários e definições de cargos. Em contraponto, as diretoras dizem que a autonomia é mais exercida em sala de aula, em relação à metodologia de ensino utilizada por cada profissional, nos planejamentos de atividades pedagógicas e, ainda, na condução do ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper had as objective to analyze the perception of school managers from the kindergarten schools of São Sebastião do Caí, in what regards to influence of autonomy and recognition in education professionals’ engagement to activities proposed by school. Intended to know managers’ narratives, by application of qualitative research approach, exploratory method and data collection were done through semi-structured interviews with all professionals in this role in kindergarten education in the analyzed city in the year of 2016. The importance of listening the professionals and recognizing the good work done by them was noticed in all speeches, in addition to the requirement of building autonomy in work environment. However, it is notorious the difficulty of practicing autonomy, mainly in what regards to contract established rules that need to be followed, according to the managers. The concept of granted autonomy is seen in rules like time and definition of roles. In the other hand, the principals claim the autonomy is more used in classrooms, about the teaching methodology applied by each professional, in pedagogical activities planning and, yet, in teaching conduction. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
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dc.subject |
Autonomia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Autonomia e reconhecimento do profissional da educação infantil: como o gestor escolar percebe este tema? |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
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dc.degree.level |
Especialização |
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dc.degree.date |
2018 |
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dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
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dc.degree.department |
Campus Feliz |
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dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
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