Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

[Re]pensando o sentido da formação continuada docente

Show full item record

Title: [Re]pensando o sentido da formação continuada docente
Author: Becker, Márcia Regina
Abstract: Esta pesquisa tem como tema a formação continuada docente. Busca identificar os propósitos que movem as ações de formação continuada docente organizadas por dirigentes municipais de educação no âmbito dos municípios que integram a Região do Vale do Rio Caí. A metodologia empregada é a hermenêutica que por sua vez subsidia a construção de todo o trabalho inclusive a análise dos dados. Problematizamos a razão neoliberal e o seu modelo de gerenciamento que repercutem na educação, sobretudo na formação continuada docente. O estudo desenvolve ainda o argumento de que o modelo de Organização e Gestão Escolar reflete diretamente no modo como as ações de formação continuada docente são planejadas e desenvolvidas. Com base nos dados coletados verifica-se que as ações desenvolvidas refletem uma prática formativa com um número grande de cursos, seminários e palestras que pouco consideram os saberes dos professores envolvidos. Tais ações são desenvolvidas por profissionais que não tem vínculo com as escolas nas quais os professores envolvidos exercem sua prática. Esse aspecto é problematizado a partir da literatura que subsidia o estudo, especialmente, com base em Imbernón (2010; 2011) e Libâneo (2007; 2012; 2015) que defendem que a formação continuada deveria ser realizada sobretudo dentro das próprias instituições de ensino a fim de potencializar a reflexão sobre a prática docente, sobre os processos de ensino e aprendizagem. Por fim, sugere-se que as ações de formação continuada docente, na Região do Vale do Rio Caí, busquem instaurar novas metodologias pautadas em princípios como os da participação e da colaboração, orientando-se por modelos coletivos em detrimento do atual modelo que privilegia o individualismo.This research has the theme of continuing teacher education. It seeks to identify the purposes that motivate the actions of continuing teacher education organized by municipal education leaders within the municipalities that integrate the Vale do Caí Region. The methodology used is hermeneutics, which in turn subsidizes the construction of all the work, including data analysis. We problematize the neoliberal reason and its management model that have repercussions in education, especially in the continuous education of the teacher. The study further develops the argument that the School Organization and Management model directly reflects on the way in which continuing teacher education actions are planned and developed. Based on the collected data, it is verified that the actions developed reflect a training practice with a large number of courses, seminars and lectures that hardly consider the knowledge of the teachers involved. Professionals who have no ties with the schools in which the teachers involved practice their practice develop these actions. This aspect is problematized from the literature that supports the study, especially based on Imbernóm (2010; 2011) and Libâneo (2007; 2012; 2015) who argue that continuing education should be carried out mainly within the educational institutions themselves in order to foster reflection on the teaching practice, on the teaching and learning processes. Finally, it is suggested that the actions of continuing teacher education in the Vale do Caí Region seek to establish new methodologies based on principles such as participation and collaboration, guided by collective models to the detriment of the current model that favors or individualism.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/286
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789286.pdf 749.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account