Abstract:
|
Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes. |