Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Leidi Simonini. pt_BR
dc.contributor.author Simonini, Leidi pt_BR
dc.date 2018 pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:22Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-05T00:16:22Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383
dc.description.abstract Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789383.pdf 294.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account