Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho

Show full item record

Title: Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho
Author: Soria, Fabiano; Vaz, Liliane Madruga Prestes
Abstract: Este produto educacional originou-se da pesquisa de mestrado profissional intitulada “Trajetórias Criativas, Mundo do trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: Conexões possíveis”, como requisito para a obtenção do grau de mestre em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Consiste num recurso didático, o qual visa contribuir com um programa de atendimento a jovens em distorção idade/série nos anos finais do ensino fundamental chamado Trajetórias Criativas, vigente em escolas estaduais de Porto Alegre e região metropolitana entre os anos de 2012 a 2019. A partir de análise do material existente sobre o programa Trajetórias Criativas e da observação da sua dinâmica de funcionamento em uma das escolas participantes durante os oito anos de aplicação, percebeu-se que havia espaço para uma abordagem mais aprofundadas sobre questões relacionadas ao futuro dos jovens estudantes após a conclusão do ensino fundamental, como a elaboração de seus projetos pessoais e a relação com o mundo do trabalho. A elaboração do presente material didático seguiu como referência a série de cadernos temáticos Trajetórias Criativas e tem o objetivo de trazer aos estudantes elementos para compreensão do mundo do trabalho e reflexões sobre seus percursos futuros. Por fim, esperamos que este produto educacional possa trazer subsídios para o aprimoramento das ações deste e também para os outros programas enquanto políticas de inclusão das juventudes em distorção idade/série, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social, população sobre a qual se acumula uma enorme dívida, especialmente em termos educacionais.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/422
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789422.pdf 6.841Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account