Title: | Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital |
Author: | Pinheiro, Rosana Nitsch |
Abstract: |
Na contemporaneidade, vivemos um momento de grande avanço tecnológico, que possibilitou que muitas novas tecnologias estivessem ao acesso de qualquer pessoa. Nesse contexto nasceu os espaços de Fabricação Digital - Fab Labs, que são laboratórios de prototipagem rápida de caráter interdisciplinar, com máquinas controladas por computadores, como Impressora 3D e Plotter de Recorte, que não exigem destreza manual para produção de artefatos. Nesses ambientes cada vez mais populares e acessíveis, estando presentes em escolas e em espaços abertos ao público interessado em desenvolver projetos, porém, a falta de conhecimento digital necessário para sua operação ainda é uma barreira. Muitas pessoas interessadas em utilizar esses espaços não sabem como começar a utilização dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo geral identificar habilidades e competências mínimas necessárias para que haja uma alfabetização digital que possibilite que os usuários de espaços Makers/Fab Lab desenvolvam autonomamente os seus projetos. Identificar quais são as maiores dificuldades no uso autônomo de softwares e dos equipamentos do Fab Lab e elaborar materiais de uso didático, que possam ser utilizados como suporte para projetos de aprendizagem criativa, auxiliar os usuários de Fab Labs a entrar no mundo Maker e desenvolver seus projetos autonomamente. Para isso foi feita uma pesquisa-ação de natureza participativa onde foi possível elencar os principais pontos de dificuldades. Com base nessa pesquisa foi desenvolvido um material didático que está disponível online para consulta, esse material foi testado por usuários e posteriormente aprimorado. Nowadays, with the great technological advances, which has allowed many new technologies to be accessible to anyone. In such context, the Digital Fabrication Laboratories, Fab Labs for short, were born, which are fast prototyping laboratories of an interdisciplinary nature, with computer-controlled machines, such 3D printers and cutting plotters. In this places, through the use of computers, it is possible to create physical artifacts without handcrafting skills. This kind of environments have seen an increasingly raise in popularity and accessibility lately, becoming part of schools and spaces open to the public interested in developing projects. However, many people interested in using these spaces does not know how to start using them. The intention of this work is to identify the minimum skills and competences necessary for a digital literacy that allows users of Makerspaces/Fab Labs to develop their projects autonomously; to identify the biggest difficulties in the autonomous use of software and Fab Lab equipment; to develop teaching materials which can be used as support for creative learning projects; to help Fab Labs users enter the Maker world and develop their projects independently. For this, action research of a participatory nature was carried out, which made possible to establish the main points of difficulties. Based on this research, teaching materials were developed and made available online for consultation. The materials were tested by users and later revised. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/503 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789503.pdf | 2.677Mb |
View/ |
Texto completo |