Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Material didático-pedagógico para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica

Show full item record

Title: Material didático-pedagógico para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica
Author: Santos, Aléxia Islabão dos; Balzan, Carina Fior Postingher; Pedrassani, Júlia Sonaglio; Vieira, Leandro Rocha; Souza, Monique Dias
Abstract: Este material didático foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados matriculados na Educação Básica. O conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, para a sua aprendizagem em todos os componentes curriculares e para a progressiva inserção na sociedade brasileira. O material, organizado em treze unidades, foi desenvolvido com base na perspectiva de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e teve como princípios norteadores: o conhecimento do vocabulário básico que permita ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; a predominância da variante coloquial da língua portuguesa, que representa a maioria das situações comunicativas cotidianas; e a interculturalidade, valorizando os saberes prévios dos estudantes e suas culturas. Cada unidade foi pensada a partir de três eixos: a língua em uso, apontando para a aplicação dos conhecimentos linguísticos construídos naquela unidade em situações comunicativas reais; o vocabulário, que contempla o léxico básico vinculado ao tema trabalhado; e a gramática, em que são apresentados tópicos essenciais na gramática da língua em relação à morfologia e à sintaxe.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/505
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789505.pdf 29.25Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account