dc.contributor.advisor |
Borges, Karen Selbach |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Peres, André |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Luciana Farias |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-05-25T20:55:46Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/518 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem o objetivo de verificar o potencial da aprendizagem criativa como abordagem pedagógica voltada para o desenvolvimento de relações humanas mais empáticas no trânsito. Para isso foi realizado um projeto intergeracional envolvendo alunos de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e idosos do Projeto Maturidade Ativa do SESC RS (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul). A metodologia utilizada foi o estudo de campo, apoiado por observação participante das atividades propostas aos grupos pesquisados. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados um questionário pré-experimento, para conhecer o perfil dos alunos, e um questionário de avaliação do comportamento empático, o qual foi aplicado antes e após a execução do projeto intergeracional, de modo a
verificar mudanças nos níveis de empatia dos estudantes envolvidos nas atividades. Essas foram elaboradas procurando seguir os princípios construcionistas de Seymour Papert presentes nos 4 Ps da aprendizagem criativa, tendo, ainda, como base epistemológica o construtivismo de Jean Piaget. Em função da pandemia COVID19, o formato das atividades
precisou ser adequado de modo a acompanhar as práticas de ensino remoto emergencial adotadas pelas escolas. Isso impactou nos resultados do experimento em função do número da amostra de dados que foi reduzida e, por isso, não foi capaz de demonstrar mudanças significativas no nível de empatia dos estudantes. Entretanto, foi possível avaliar qualitativamente os vídeos dos encontros, as campanhas virtuais elaboradas, as atitudes dos
alunos ao longo do projeto, indicadores esses que possibilitaram inferir mudança de posturas dos jovens em relação aos idosos, seja pelo contato com o grupo Maturidade Ativa, que contribuiu para desmistificar os preconceitos sobre o envelhecimento, ou ainda pela relação com os seus familiares, demonstrando dessa forma mais atenção e cuidado com o público 60+. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation aims to verify the potential of creative learning as a pedagogical approach focused on the development of more empathic human relations in traffic. For this, an
intergenerational project was carried out involving students from a State Elementary School and elderly of the Active Maturity Project of SESC RS (Social Service of Commerce of Rio
Grande do Sul). The methodology applied was a field study, supported by participant observation of the activities proposed to the groups surveyed. A pre-experiment questionnaire was used as an instrument for data collection to know the students’ profile and an empathic behavior assessment questionnaire, which was applied before and after the intergenerational project that was carried out in order to verify changes in the empathy levels of the students involved in these activities. These were elaborated seeking to follow the of Seymour Papert’s constructionism principles, present in the 4 Ps of creative learning, also having as an epistemological base on Jean Piaget’s constructivism. Due to the COVID-19 pandemic, the format of these activities had to be adequate in order to monitor the emergency remote teaching practices adopted by the schools. This impacted the results of the experiment as a function of the number of data sample that was reduced and, therefore, it was not able to state significant changes in the empathy’s level of the surveyed students. However, it was possible
to qualitatively evaluate these video’s meetings, the virtual campaigns which have been elaborated, the student’s attitudes throughout the project, indicators that have made possible
to infer the change in the young people’s attitudes in regards to the elderly, either by contact with from the Active Maturity group’ people, which has contributed to demystify the prejudices of aging, or their relationship with their relatives, thus demonstrating extra attention and care for the 60+ audience. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.title |
Aprendizagem criativa para o desenvolvimento de relações humanas mais empáticas no trânsito: um estudo no âmbito da educação remota e emergencial |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |