dc.contributor.author |
Castro, Vanessa Soares de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Roso, Adriane |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Camila dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-05-30T22:05:34Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-30T22:05:34Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1980-5314 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/521 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo, refletimos sobre a função da alteridade na construção do ativismo de um coletivo feminista estudantil inserido em uma instituição federal de educação. Trata-se de uma pesquisa participante, cujo corpus de análise é constituído por diário de campo, análise documental e roda de conversa. A pesquisa situa-se no campo da Psicologia Social, sustentando-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria das Minorias Ativas, em conversa com teóricas feministas. Observamos que as relações de alteridade formam um ponto nevrálgico na criação e atuação do coletivo feminista participante no ambiente escolar. Concluímos que a atuação das jovens enquanto uma minoria ativa cumpriu papel central para que o coletivo alcançasse seus objetivos e fortalecesse sua identificação com o feminismo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.relation.ispartof |
Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e08539, 2022 |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
|
pt_BR |
dc.subject |
Conflito social |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia social |
pt_BR |
dc.title |
Conflitos e mediações: alteridade no contexto do feminismo estudantil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conflictos y mediaciones: alteridad en el contexto del feminismo estudiantil |
es |
dc.title.alternative |
Conflits et médiations: l’altérité dans le contexte du féminisme étudiant |
fr |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |