dc.contributor.author |
Oliveira, Natalia de Quadros |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Neuhold, Roberta dos Reis |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-07-04T21:13:28Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-07-04T21:13:28Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/531 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação é uma das áreas de referência para a formação de sujeitos críticos e conscientes,
demanda cada vez mais pertinente em nossa sociedade. Para isso, é de suma importância olhar
para a formação daquelas/es que estão na linha de frente desse processos: professoras/es. O
presente trabalho tem como objetivo investigar aspectos da educação básica do município de
Maquiné ao que se refere à formação das/os professoras/es, bem como infraestrutura
existente. Para tanto, realizamos um estudo do Plano Municipal de Educação, Plano de
Carreira do Magistério Municipal, além de entrevista com responsáveis da Secretaria
Municipal de Educação, a fim de um levantamento atualizado sobre o presente momento. No
intuito de investigar a relação das/os professoras/es com sua formação, elaboramos um
questionário onde as/os docentes teriam a oportunidade de responder sobre sua formação
acadêmica e atuação profissional. Conseguimos um total de 26 questionários respondidos, 25
por mulheres e um homem. A grande maioria reside no município de Maquiné e tem
formação em Pedagogia, o que podemos relacionar ao fato de que as 9 escolas municipais
disponibilizam educação infantil e ensino fundamental anos iniciais e apenas 2 destas
atendem anos finais do ensino fundamental. Com relação a atuação docente, as/o
professoras/professor afirmaram, de forma majoritária, que a experiência cotidiana e a
formação inicial são aspectos que mais contribuem na profissão, e que realizam formação
continuada para aprimorar os conhecimentos do currículo. Além disso, afirmam que não
optariam por outra profissão, pois acreditam na função social que desenvolvem na sociedade,
mas reconhecem que há grande desvalorização política e financeira para com a/o profissional
de educação. Entendemos que mapear a estrutura da educação básica, torna-se relevante tendo
em vista a ausência de estudos nessa esfera para o município de Maquiné podendo assim,
contribuir para um melhor desenvolvimento da educação municipal, seja para a formação dos
discentes, seja para a valorização docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Education is one of the areas of reference for the formation of critical and conscious persons,
a demand that is increasingly relevant in our society. For this, it is extremely important to look
at the formation of those who are at the forefront of these processes: teachers. This work aims
to investigate aspects of basic education in the city of Maquiné with regard to the training of
teachers, as well as existing infrastructure. To this end, we conducted a study of the Municipal
Education Plan, Municipal Mastership Career Plan, in addition to interviews with officials
from the Municipal Education Secretariat, in order to obtain a reliable survey at the present
moment. In order to investigate the relationship of teachers with their education, we prepared
a questionnaire where teachers would have the opportunity to answer about their academic
background and professional performance. We obtained a total of 26 questionnaires answered,
25 by women and one man. The vast majority reside in the city of Maquiné and have a degree
in Pedagogy, which can be related to the fact that the 9 municipal schools provide early
childhood education and elementary education and only 2 of these attend the final years of
elementary education. Regarding the teaching performance, the teachers affirmed, in a major
way, that the daily experience and the initial formation are aspects that contribute the most to
the profession, and that they carry out continuing education to improve the knowledge of the
curriculum. In addition, they state that they would not choose another profession, as they
believe in the social function they develop in society, but recognize that there is a great
political and financial devaluation towards the education professional. We understand that
mapping the structure of basic education, becomes relevant in view of the absence of studies
in this sphere for the city of Maquiné, thus being able to contribute to a better development of
municipal education, either for the training of students, or for the valorization of teachers. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Maquiné (RS) |
pt_BR |
dc.title |
Formação de professoras/es: olhares para o corpo docente do município gaúcho de Maquiné |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |