Title: | Aproximações do ensino de matemática com google earth: uma ferramenta possível para um ensino de matemática contextualizado |
Author: | Muniz, Tamirez dos Santos |
Abstract: |
Este trabalho teve como objetivo principal analisar uma proposta de atividades utilizando o recurso do software Google Earth Pro para o ensino de Matemática. Foi também um objetivo desta pesquisa analisar a prática com a ferramenta Google Earth Pro em conjunto com atividades que façam relações com o ambiente habitacional dos estudantes. Para isso elaboramos uma sequência de atividades envolvendo conceitos de Estatística e utilizado a ferramenta supracitada. Esta pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso, o qual nos debruçamos nos subsídios teóricos de Skovsmose em relação ao conceito de Cenários para Investigação, e na concepção de Barbosa e suas contribuições para Modelagem Matemática. Foram realizados três encontros com estudantes de 7o ano e 9o ano de uma escola localizada em Zona Rural no Município de Caraá, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Durante os encontros foi possível trazer questões conceituais de Matemática aliadas às questões sociais e ambientais que permeiam a região, promovendo o (re)conhecimento de seu espaço habitacional. A partir dos dados coletados, foi possível perceber a interação e a aprendizagem dos participantes, tendo em vista que a maioria conseguiu desenvolver as atividades propostas apresentando interesse pelo tema. Esta pesquisa gerou como produto final uma proposta de atividade que pode ser utilizada pelos professores da Educação Básica, de modo que possam integrar a sua prática docente. The main objective of this work sought to analyze a proposal for activities using the Google Earth Pro software resource for teaching Mathematics. It is also an objective of this research to analyze a practice with the Google Earth Pro tool in conjunction with activities that make relationships with the students' living environment. For this, we elaborated a sequence of activities involving Statistics and used the aforementioned tool. This research stands out as a Case Study, which we focus on the theoretical subsidies of Skovsmose in relation to the concept of Scenarios for Investigation, and on the conception of Barbosa and his contributions to Mathematical Modeling. Three meetings were held with 7th and 9th grade students from a school located in the Rural Area in the Municipality of Caraá, on the north coast of Rio Grande do Sul. the region, promoting the (re)knowledge of their living space. From the collected data, it was possible to perceive the interaction and learning of the participants, considering that most of them managed to develop the participating participant activities by theme. This research is, as a final product, an activity proposal that can be used by Basic Education teachers, so that it can integrate their teaching practice. Furthermore, the referent research allowed the researcher, as a result of this work, to be invited to present this project as a proposal for a pedagogical training at the school where it was carried out. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/532 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789532.pdf | 2.993Mb |
View/ |
Texto completo |