Title: | O mundo do trabalho e a ambiguidade da educação tecnicista |
Author: | Silvestre, José Maurício |
Abstract: |
A preocupação com os destinos do egresso do sistema educacional brasileiro no mundo do trabalho constitui a linha de investigação do presente artigo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda a questão da ideologia ligada à necessidade de inclusão do estudante no mercado de trabalho. O estudo busca desvendar os aspectos ideológicos que justificam o ensino técnico e profissional, como contraponto ao crescente desemprego tecnológico, o qual sedimentaria, ao mesmo tempo, o caminho da autonomia material e intelectual do trabalhador. Essa questão é discutida na perspectiva da educação pública brasileira, cujo modelo tecnicista e dualista, comprometido com a formação para o mercado de trabalho, a tem caracterizado desde o início do período republicano. Após uma exposição do trabalho como princípio educacional, a investigação mostra que diversos aspectos da ideologia capitalista neoliberal entraram no campo educacional, especialmente na educação básica e profissional, através de mudanças terminológicas que buscam escamotear a brutalidade da exploração do trabalho na economia contemporânea. O estudo conclui que o atual regime de acumulação do capital pressupõe não apenas a coexistência de um trabalhador flexível, plenamente adaptado às pressões heterônomas do mercado de trabalho, mas também a neutralidade axiológica das ciências em geral, que assegura a legitimidade da formação técnica e profissional do trabalhador para fins de dominação. Com isso, inclusive a Rede Federal de ensino, através da política do Governo Federal, tem sido acossada em sua proposta inicial de oferecer, na Educação Básica, Profissional e Tecnológica, uma formação pedagógica politécnica, inclusiva e emancipatória. The concern with the destinies of the Brazilian educational system graduates in the world of work constitutes the line of investigation of this article. This is qualitative research that addresses the issue of ideology linked to the need to include students in the job market. The study seeks to unravel the ideological aspects that justify technical and professional education, as counterpoint to the growing technological unemployment, which would at the same time consolidate the path of material and intellectual autonomy of the worker. This issue is discussed from the perspective of Brazilian public education, whose technicist and dualist model, committed to training for the job market, has characterized it since the beginning of the republican period. After an exposition of the work as an educational principle, the investigation shows that several aspects of neoliberal capitalist ideology entered the educational field, especially in basic and professional education, through terminological changes that seek to hide the brutality of labor exploitation in the contemporary economy. The study concludes that the current regime of capital accumulation presupposes not only the coexistence of a flexible worker, fully adapted to the heteronomous pressures of the labor market, but also the axiological neutrality of science in general, which ensures the legitimacy of technical and professional training. of the worker for the purpose of domination. As a result, even the Federal Education Network, through the Federal Government's policy, has been harassed in its initial proposal to offer, in Basic, Professional and Technological Education, a polytechnic, inclusive and emancipatory pedagogical training. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/537 |
Date: | 2022 |
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123456789537.pdf | 782.1Kb |
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