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Análise da preferência e conhecimento de cervejas artesanais e comerciais dos consumidores da bebida na cidade de Feliz

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Title: Análise da preferência e conhecimento de cervejas artesanais e comerciais dos consumidores da bebida na cidade de Feliz
Author: Zimmermann, Márcia Adriane
Abstract: Com o objetivo de acompanhar a evolução cervejeira, neste trabalho será avaliado o quanto a cerveja e a exigência de seus consumidores tem crescido, tanto como os conhecimentos dos mesmos. Considerando que a bebida é produzida e consumida desde os tempos remotos das civilizações até a atualidade, há evidências da prática cervejeira de aproximadamente seis mil anos atrás, na região da Mesopotâmia. Porém, documentado historicamente só existe informações em 2100 a.C. de que os sumérios se divertiam consumindo uma bebida fermentada, obtida de cereais. A fabricação de início era apenas familiar, mas com o aumento do consumo na Idade Média, passou a também ser feita por artesões e através dos comerciantes, levada para diversas regiões. A primeira cerveja produzida, provavelmente por acidente, tinha como ingrediente base cevada fermentada. Hoje, os ingredientes básicos para a fabricação da bebida são: água, lúpulo, malte e levedura, porém pode ser acrescido outros diversos cereais (nos casos de produções de larga escala, com foco no menor custo). A cerveja artesanal no mercado compete diretamente com as cervejas comerciais, porém atendem públicos diferentes, considerando a diferença entre as mesmas significativa nos quesitos qualidade e preço. A pesquisa realizada focou no público que frequenta Feliz/RS, cidade com título de Capital das Cervejarias Artesanais Caseiras, afim de descobrir a preferência do consumidor na questão do consumo de cerveja. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa experimental e com ela foi analisado se ao degustar o entrevistado sabe diferenciar as cervejas artesanais das cervejas comerciais, o perfil do consumidor e suas preferências. O experimento foi aplicado em dois pubs da cidade, no Lamb Brewpub e Bier Emporium e os resultados se basearam totalmente sobre o conhecimento que cada um tinha sobre cerveja. A maior parte do público era masculina, mas a média de acertos foi muito próxima entre os dois sexos. Portanto, além de conferir apenas os acertos entre as cervejas artesanais ou comerciais, também foi avaliado os acertos da cerveja específica degustada.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/622
Date: 2019


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