Abstract:
|
O presente trabalho apresenta a elaboração de um plano de negócios para uma empresa prestadora de serviços de instalação e manutenção elétrica na cidade de Bom Princípio. Tem-se como principal objetivo verificar quais as variáveis pertinentes ao desenvolvimento do plano de negócios bem como avaliar sua viabilidade. Desta forma, realizou-se uma pesquisa de mercado a fim de traçar o perfil dos possíveis consumidores, e coletou-se informações que pudessem auxiliar na construção do plano de negócios. Assim, abordou-se temas relacionados ao empreendedorismo de modo geral, e também ao processo empreendedor no Brasil, o mercado de serviços mais especificamente os serviços elétricos, e a análise de mercado referente à oferta e demanda. Na construção do plano de negócios, realizou-se a descrição da empresa proposta, os propósitos da organização, os serviços, plano operacional, marketing e vendas, plano financeiro e a análise estratégica. A abordagem metodológica utilizada classifica-se como quantitativa, exploratória e bibliográfica. Assim, foi realizada uma pesquisa de mercado através de uma ?survey? que contou com 243 respondentes visando avaliar o perfil e comportamento dos possíveis clientes do empreendimento. Além disso, foram coletados dados para avaliar concorrentes e possíveis fornecedores a fim de compor a análise de ambiente e realizar a análise estratégica da empresa. Dados referentes aos preços dos produtos ofertados e valores de serviços praticados no mercado também foram coletados, para que fosse possível mensurar aspectos do plano financeiro da empresa. A partir dos dados coletados elaborou-se o plano de negócios, utilizando o software disponibilizado pela plataforma do SEBRAE de Minas Gerais. Como resultado, inicialmente tem-se os dados a respeito do empreendimento, como nome da empresa, razão social, legislação vigente, os propósitos da organização como missão, visão, valores, objetivos e metas, os serviços que serão oferecidos, análise de clientes, concorrentes e fornecedores. Posteriormente, elaborou-se o plano de marketing, conceituando serviços, preço, estratégias promocionais, e estrutura de comercialização da empresa. Além disso, realizou-se também um plano operacional onde foi definida a localização do empreendimento e como o mesmo pretende funcionar. Também houve um levantamento de dados para o planejamento financeiro da empresa, objetivando a contextualização em números do empreendimento pretendido, como análise de custos fixos e variáveis, investimentos pré-operacionais, elaboração de estoque, capital de giro, mensuração de preços, despesas e faturamento, além da construção de cenários, demonstrativo de resultados, fluxo de caixa e análise de viabilidade financeira. Por fim, foi realizada a análise estratégica, através da matriz F.O.F.A para determinar as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes ao negócio. Com os resultados da elaboração do plano de negócios, pode se concluir que existe demanda de mercado para este tipo de empreendimento, já que o negócio, se seguir os resultados da pesquisa que comprovam sua viabilidade e tentar minimizar seus pontos fracos e ameaças do ambiente externo, tende a se tornar rentável. |