Abstract:
|
Este artigo, relacionado ao Curso de Especialização em Educação Básica e Profissional do IFRS - Campus Osório apresenta uma análise sobre as contribuições da literatura infantil para a construção da identidade da criança negra, a partir da implementação da Lei no “10639/2003,com objetivo de pesquisar como as escolhas literárias infantis com temática etnorracial podem contribuir para a construção da identidade da criança negra no espaço escolar. A abordagem da investigação deste estudo foi qualitativa, percorrendo os caminhos metodológicos propostos por MINAYO (2012), desenvolvida em duas etapas: a primeira na identificação das obras vinculadas à temática, utilizadas por professoras do 2o ano de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental no Litoral Norte Gaúcho. E a segunda na análise das principais obras arroladas por essas professoras, relacionando com as representações etnorraciais compreendidas nessas histórias infantis. Diante das análises do conteúdo contidos nesses livros escolhidos, foi possível identificar que apesar da contribuição que a lei trouxe, ainda existe a necessidade de novos modos de articulação sobre as relações etnorraciais e das representações sobre a negritude e sua identidade, de forma a desafiar a escola a encarar a temática pedagogicamente, conectando-se com as relações raciais que fazem parte da construção histórica brasileira. |