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A presente investigação buscou analisar as concepções sobre docência e profissão docente, bem como os desafios postos à formação inicial de licenciandos/as do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O foco das análises foi promover subsídios para o debate e aprimoramento da formação inicial a partir da escuta de tais estudantes, buscando compreender como suas identidades docentes são constituídas no decorrer de sua trajetória formativa, as dificuldades e desafios enfrentados no decorrer do curso. Para tanto, a abordagem metodológica é de cunho qualitativo e de natureza básica. Quanto aos procedimentos, foram incluídas pesquisa bibliográfica e documental. Também foi realizado o mapeamento de conhecimentos prévios dos estudantes, os quais participaram de forma voluntária. Os dados produzidos foram sistematizados articulando os referenciais teóricos visando
apresentar subsídios para o aprimoramento e redimensionamento das práticas de ensino no âmbito da licenciatura. Além disso, visam a ampliação do debate sobre as
perspectivas e desafios postos à formação inicial de docentes e, em especial, busca sensibilizar a todos/as para a urgência do engajamento na luta em defesa de
políticas públicas voltadas à valorização da educação no atual cenário brasileiro. Entre os resultados produzidos, o estudo aponta para a necessidade de efetivação de políticas de valorização docente, incluindo o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), em particular, referentes à valorização docente (metas 17 e 18). Aliado a isso, demonstra os avanços e também os desafios a serem enfrentados no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química visando o aprimoramento constante da formação inicial de docentes, em especial, no contexto pesquisado. |
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