Abstract:
|
O ensino e a aprendizagem de Química Orgânica requerem a abstração e articulação entre as três dimensões que envolvem o conhecimento químico: dimensão submicroscópica, representacional e macroscópica. Baseando-se nesses aspectos, juntamente com o maior acesso pelos estudantes às tecnologias móveis e sem fio (TMSF), em especial tablets e smartphones, esta pesquisa busca entender como o uso das TMSF pode auxiliar no ensino e na aprendizagem em Química Orgânica. A partir disso o objetivo geral dessa pesquisa é conhecer como as TMSF têm sido adotadas e podem contribuir no ensino de Química Orgânica. Os objetivos específicos são: a) Investigar as estratégias de ensino e aprendizagem de Química Orgânica, apoiadas por smartphones e tablets, que vem sendo desenvolvidas; b) Identificar os temas da Química Orgânica que têm sido desenvolvidos nas estratégias de ensino e aprendizagem com o apoio de dispositivos móveis; c) Selecionar e avaliar aplicativos (Apps) que podem contribuir para o ensino de Química Orgânica; d) Identificar os Apps com potencial de utilização na educação quanto aos temas da Química Orgânica; e) Identificar como as estratégias de ensino e aprendizagem de Química Orgânica e os Apps selecionados podem contribuir para o ensino dessa área da Química. Para atender a esses objetivos, essa pesquisa possui caráter qualitativo e exploratório e envolveu o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica e investigação de Apps. A pesquisa bibliográfica foi efetuada por meio da busca de artigos científicos em bases de dados da CAPES, compreendendo o período de 2010 a 2017. As buscas por Apps foram realizadas nas lojas virtuais ?Play Store? e ?App Store?. A partir delas foram selecionados e avaliados Apps utilizando-se um modelo previamente proposto. Foram selecionados nove artigos e cinquenta e nove Apps para análise documental. Os artigos e Apps selecionados foram categorizados e organizados por meio de quadros e a partir de sua análise buscou-se responder às questões desta pesquisa. |