dc.contributor.advisor |
Evers, Aline |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sória, Paola Mariana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-30T21:49:57Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-30T21:49:57Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/915 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem de Linguagens no Ensino
Fundamental articulando os conceitos de Educação Linguística (BAGNO e RANGEL, 2005)
e de Letramento (MARCUSCHI, 2001; SOARES, 1999), fundamentais para desencadear a
competência do uso de recursos linguísticos para proficiência em Língua Portuguesa (LP) e
Inglesa (LI), e da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2013; FIORIN, 2008; JOSÉ, 2013;
POMBO, 2004). Com isso, associamos o ensino de ambas as línguas para compreender a
importância da interdisciplinaridade nesse ensino-aprendizagem, suas vantagens e
desvantagens, apontando o que funciona ou não e o que é disciplinar, ou seja, próprio de cada
língua. Os apontamentos são feitos a partir da elaboração e aplicação de um Projeto de Ensino
em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual
em uma cidade do Vale do Caí/RS. Os dados explorados são os excertos do Diário de Campo,
que contém as descrições das aulas, reflexões e mudanças de rumo com relação ao projeto.
Além do Diário de Campo, apresentamos a análise realizada da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC, 2018), indicando o que o documento traz sobre competências, conteúdos e
habilidades de cada uma das línguas e as possibilidades de trabalho interdisciplinar entre elas.
Ao final, foram analisados o Projeto de Ensino aplicado e o Diário de Campo, relacionandoos
com os estudos da BNCC. Através deste trabalho, foi possível compreender os aspectos
que levam muitos/as docentes a não optarem pelo caminho interdisciplinar, mas também o
porquê é preciso investir nele. Para estimular o trabalho interdisciplinar, apresentamos
sugestões à prática docente interdisciplinar entre LI e LP no Ensino Fundamental, no formato
de quadro-síntese e itens norteadores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work discusses the teaching-learning process of Languages in Elementary Education,
articulating the concepts of Language Education (BAGNO and RANGEL, 2005) and Literacy
(MARCUSCHI, 2001; SOARES, 1999), which are fundamental to trigger the competence of
the use of linguistic resources for proficiency in Portuguese and English Language, and
Interdisciplinarity (FAZENDA, 2013; FIORIN, 2008; JOSÉ, 2013; POMBO, 2004). Thus, we
associate the teaching of both languages to understand the usefulness of interdisciplinarity in
this teaching-learning process, its advantages and disadvantages, pointing out what works and
what does not and what is disciplinary or proper to each language. The notes are made from
the elaboration and application of a Teaching Project in a sixth-grade elementary school of a
State Public School in RS. The data explored are excerpts from the Field Diary, which contain
class descriptions, reflections, and course changes with respect to the project. In addition to
the Field Diary, we present the analysis of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC,
2018), indicating what the document brings about competencies, content and skills of each
language and what can be worked interdisciplinarily between them. At the end, the applied
Teaching Project and the Field Diary were analyzed, relating them to the BNCC studies.
Through this work, it was possible to understand the aspects that lead many teachers not to
choose the interdisciplinary path, but also why it is necessary to invest in it. To stimulate
interdisciplinary work, we present suggestions for interdisciplinary teaching practice among
Portuguese and English Language in elementary school, in the form of summary table and
guiding items. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da interdisciplinaridade para o ensino das línguas portuguesa e inglesa no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |